sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quatro Pensamentos Sobre a Caminhada - William Q. Judge


1) O primeiro passo para ser positivo e auto-centrado é ter satisfação em cumprir o dever. Tente sentir prazer em fazer o que é seu dever, e especialmente nos pequenos deveres da vida. Quando estiver cumprindo qualquer dever, ponha toda sua atenção nele.


2) Você pode consolidar o seu caráter prestando atenção às pequenas coisas. Atacando as pequenas falhas, e em cada pequena oportunidade, uma por uma. Isso criará uma atitude interna de atenção e cuidado. Com vitória em relação às pequenas falhas e as pequenas ocasiões, o caráter se torna forte.


3) Nunca há qualquer motivo para preocupação. A boa lei cuida de todas as coisas, e tudo o que temos que fazer é cumprir o nosso dever tal como ele surge a cada dia.


4) É melhor adquirir uma boa quantidade do que é chamado pelo mundo de indiferença, mas que em realidade é uma calma confiança na lei, e uma capacidade de fazer o que é nosso dever, sabendo que os resultados deverão ser corretos, sejam quais forem.


Trecho do livro “Letters That Have Helped Me”, de William Q. Judge

Guerreiros da Luz - Paulo Coelho

Responsabilidade e risco


A raiz latina da palavra "responsabilidade" desvenda o seu significado: capacidade de responder, de reagir.


Um guerreiro responsável foi capaz de observar e treinar. Foi, inclusive, capaz de ser "irresponsável": às vezes deixou-se levar pela situação, e não reagiu.


Mas aprendeu as lições; tomou uma atitude, ouviu um conselho, teve a humildade de aceitar ajuda.


Um guerreiro responsável não é o que coloca sobre seus ombros o peso do mundo; é aquele que consegue lidar com os desafios do momento presente.


Evidente que às vezes fica apavorado diante de decisões importantes.


"Isto é grande demais para você, diz um amigo.


"Vá em frente, tenha coragem", diz outro.


E suas dúvidas aumentam.


Depois de alguns dias de angústia, ele recolhe-se ao canto de sua tenda, onde costuma sentar-se para meditar e orar. Vê a si mesmo no futuro. Vê as pessoas que serão beneficiadas e prejudicadas por sua atitude. Ele não quer causar sofrimentos inúteis, mas tampouco quer abandonar o caminho.


O guerreiro então deixa que a decisão se manifeste. Se for preciso dizer sim, ele dirá com coragem. Se for preciso dizer não, ele dirá sem covardia. Quando o guerreiro assume uma responsabilidade, mantém sua palavra.


Os que prometem e não cumprem, perdem o respeito próprio, tem vergonha de seus atos. A vida destas pessoas consiste em fugir. Gastam muito mais energia desonrando a palavra, que o guerreiro da luz usa para manter seus compromissos.


Às vezes também ele assume uma responsabilidade boba, que resultará em prejuízo. Não torna a repetir esta atitude - mas, mesmo assim, honra sua palavra e paga o preço de sua impulsividade.


Claro que termina por escutar opiniões desfavoráveis. Mas, antes de dar ouvidos a qualquer coisa, procura sempre informar-se se quem dá estas opiniões já realizou um trabalho melhor que o seu. Geralmente, quem critica nunca viveu seu próprio sonho; apenas os vencedores são tolerantes e generosos.


Por que criticam?


Porque, a cada passo que o guerreiro dá adiante, esta pessoa ficou um passo atrás. Para ela, é duro aceitar que ele está atingindo tudo que ela julgou inatingível.


Isso não quer dizer que dê passos errados: vai errar muitas vezes, e não tem importância. Errar faz parte do caminho, corrigir o erro faz parte de sua responsabilidade.


Para errar menos, o guerreiro descansa de vez em quando, e se alegra com as coisas simples da vida. Sabe que as cordas que estão sempre tensas, terminam desafinando. Os cavalos que não param de saltar obstáculos, terminam quebrando a perna. Os arcos que são curvados todos os dias, já não atiram suas flechas com a mesma força.


Do arrependimento sincero


O monge Chu Lai era agredido por um professor, que não acreditava em nada do que ele dizia. Entretanto, a mulher do professor era seguidora de Chu Lai - e exigiu que seu marido fosse pedir desculpas ao sábio.


Contrariado, mas sem coragem de contrariar a mulher, o homem foi até o templo e murmurou algumas palavras de arrependimento.


- Eu não o perdôo - disse Chu Lai. - Volte ao trabalho".


A mulher ficou horrorizada:


- Meu marido se humilhou, e o senhor - que se diz sábio - não foi generoso!


Respondeu Chu Lai:


- Dentro de minha alma não existe nenhum rancor. Mas, se ele não está arrependido, é melhor reconhecer que tem raiva de mim. Se eu tivesse aceito seu perdão, íamos estar criando uma falsa situação de harmonia - e isto aumentaria ainda mais a raiva de seu marido.


Mudando a atitude


- Pelo período de um ano, pague uma moeda quem lhe agredir - disse o abade a um jovem que queria seguir o caminho espiritual.


Nos doze meses seguintes, o rapaz pagava uma moeda sempre que era agredido. No final do ano, voltou ao abade, para saber o próximo passo.


- Vá até a cidade comprar comida para mim.


Assim que o rapaz saiu, o abade disfarçou-se de mendigo e foi até a porta da cidade. Quando o rapaz se aproximou, começou a insultá-lo.


- Que bom! - comentou o rapaz. - Durante um ano inteiro tive que pagar, e agora posso ser agredido de graça, sem gastar nada!


Ouvindo isto, o abade retirou seu disfarce.


- Quem não leva os insultos a sério, está no caminho da sabedoria.


blog paulo coelho

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VISITA AO DERMATOLOGISTA...





> Visita de rotina aos médicos.


Todo ano a mesma peregrinação. Mastologista, ginecologista, oftalmologista, dentista...


> Mas um dia, resolvi incluir um "ISTA"novo na minha odisséia.... Um


DERMATOLOGISTA...


> Já era hora de procurar uns creminhos mágicos para tentar retardar ao


máximo as marcas da inevitável entrada nos ENTA.


> Para ser sincera e nem um pouco modesta, entrei gloriosa nesta seita,


> com direito a uma festa memorável, que durou até as 10 horas da manhã


> do dia seguinte. Festa com música ao vivo, Los Años Dorados, na melhor


> boite da cidade, todos os amigos, fotografias... tudo maravilhoso. Na


> verdade, sentia-me espetacular. Tudo certo.


> Ninguém podia cantar para mim a ridí cula frase da Calcanhoto 'nada ficou no


> lugar....' Mas não sei o que deu no espelho lá de casa, que resolveu, do dia para


> a noite, tomar ares de conto de fadas. Aliás, de bruxas. E mostrar


> coisinhas que nunca haviam aparecido (ou eu não havia notado?).


> Pontinhos azuis nos tornozelos, pintinhas negras no colo, nos braços,


> bolinhas vermelhas na bunda... olheiras mais profundas...


> Como assim???


> Assim... Sem avisar nem nada. De repente, o idiota resolveu mostrar e


> pronto. Ah, não! Isso não vai ficar assim.


> Um "ista" novo na lista do convênio. O melhor.


> Queria o melhor especialista de todos os "istas"!


> Achei. Marquei. E fui tão nervosa quanto para um encontro 'bem


intencionado' daqueles em que a gente escolhe a roupa íntima com cuidado, que é para


> não fazer feio.... nem parecer que foi uma escolha proposital... sabe como é, né?


> Pois sim. O sujeito era um dermatologista famoso.


> Via e cutucava a pele de toda a nata feminina e masculina da cidade..


> Assim, me armei de humildade. Disposta a mostrar cada defeitinho novo que estava observando, através do maquiavélico e ex-amigo espelho de meu quarto. Depois de fazer uma ficha com meus dados, o 'doutor' me olhou finalmente nos olhos, e perguntou:

'O que lhe trouxe aqui?'


> Fiquei vermelha como um tomate. E muda.


> Ele sorriu e esperou.


> Quase de olhos fechados, desfiei minhas queixas.


> Ele observou 'in loco' cada uma delas, com uma luz de 200wtz e uma lupa...


> E começou o seu diagnóstico.


> "As pintinhas são sinais do Sol, por todo o Sol que já tomou na vida.


> Com a IDADE (tóin!) elas vão aparecendo, cada vez mais numerosas. Vai


> precisar de um protetor solar para sair de casa pela manhã, mesmo sem ir à praia.


> Para dirigir inclusive. Braços e pernas e rosto e pescoço. E praia? Evite. Só de 6 às 10 da


> manhã, sob proteção máxima, guarda sol, óculos e chapéu. Bronzear-se, nunca mais."


> -Ahmmm... (a turma só chega às 11:00 !!!!) -'Os pontinhos azuis são pequenos vasos que não suportam a pressão do corpo sobre saltos altos. Evite. Use sapatos com solado anabela ou baixos, de preferência. Compre uma meia elástica, Kendall, para quando tiver que usar saltos altos.

 -Ahmmmaaaa.. .(Kendall??? E as minhas preciosas sandalinhas???) -'As  bolinhas na bunda são normais, por causa do calor. Para evitá-las use mais saias que calças. Evite o jeans e as calcinhas de lycra. As de algodão puro são as melhores... E folgadas..'


> -Ahmnunght?? ?? (e pude 'ver' as de minha mãe, enormes na cintura, de florzinhas cor de rosa..... vou chorar!).


 -'As olheiras são de família. Não há muito o que fazer. Use esse creminho à


> noite, antes de dormir e procure não dormir tarde. Alimentação leve,  com muita fruta e verdura, pouca carne e muito peixe. Nada de tabaco, nem álcool... Nem café.'


E então a histérica aqui começou a rir.... Agradeci, peguei suas receitinhas e saí rindo, rindo....


Me dobrando de tanto rir! No carro comecei a falar sozinha.... Tudo o que deveria ter dito e não disse: "Trabalho muito, doutor... muitas noites vou dormir às 2h, escrevendo e lendo. Bebo e fumo. Tomo café. Saio pelas noites de boemia com os amigos e
seus violões para as serenatas de lua cheia.... E que noites!!!!


> Adoro os saltos, principalmente nas sandálias fininhas. Impossível a meia elástica (argh!!). Calcinhas de algodão? E folgadas??? Adoro as justinhas e rendadas... E não abandono meu jeans nem sob ameaça de morte!!! É meu melhor amigo!!!!


Dormir lambuzada? Neste calor? E minhas duchas frias com sabonete Johnson para ficar fresquinha como um bebê, cada noite?


 E nada de praia??? O senhor está louco é??? Endoideceu foi??? Moro no  Rio, com esse mar e tudo.... E tenho boa parte da minha vida inteira  pela frente!!! Doutor Filistreco, na minha idade não vou viver como se tivesse feito trinta anos em um!!! E agora só porque estou nos "enta" vou deixar de viver???

 Inclua aí na sua lista de remédios para as mulheres nos "ënta" : MEIA LUZ...


> Acho que é só disso que eu preciso. Um bom abajour com uma luz de 15wts...


E um namorado que use óculos... É isso... só isso!!! Entendeu???? "


Parei no sinal e olhei de lado... e um cara de uns 25 anos piscou o  olhou para mim. Ah... e ele nem usava óculos! Nunca fiz o que me recomendou o filistreco ISTA...


> Minhas olheiras são parte de meu charme..


> E valem o que faço pelas noites a dentro.... ah!!! se valem!


> As bolinhas da bunda desapareceram com uma solução caseira de vitamina A, que quase todas as mulheres usavam e eu não sabia, até que contei minha historinha do 'bruxo mau'.


> Os sinaizinhos estão aqui... sem grandes alardes... e até que já acho  bonitinho.


> O espelho é muito menor... o outro, eu dei a minha filha.


> E meu namorado diz que estou cada dia mais linda! Principalmente quando estou de saltos e rendas, disposta a encarar uma noite de vinhos e música.


> É claro que ele usa óculos.


> Mas quando quero ficar fatal, tiro os seus óculos.... e acendo o abajour.


No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se....'

(autor desconhecido)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PASSEIO SOCRÁTICO - Frei Betto



Ao viajar pelo Oriente mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos e em paz nos seus mantos cor de açafrão.


Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam.


Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: 'Qual dos dois modelo produz felicidade?'


Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: 'Não foi à aula?' Ela respondeu: 'Não, tenho aula à tarde'. Comemorei: 'Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde'. 'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã...'. 'Que tanta coisa?', perguntei... 'Aulas de inglês, de balé, de pintura, piscina', e começou a elencar seu programa de garota robotizada. Fiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse: 'Tenho aula de meditação!'


Estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados.


Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: 'Como estava o defunto?'. 'Olha, uma maravilha, não tinha uma celulite!' Mas como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa?


Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual... Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação de conhecer o seu vizinho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual. Somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais. E somos também eticamente virtuais...


A palavra hoje é 'entretenimento'. Domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil o apresentador, imbecil quem vai lá e se apresenta no palco, imbecil quem perde a tarde diante da tela. Como a publicidade não consegue vender felicidade, passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: 'Se tomar este refrigerante, calçar este tênis, usar esta camisa, comprar este carro, você chega lá!' O problema é que, em geral, não se chega! Quem cede desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba precisando de um analista. Ou de remédios. Quem resiste, aumenta a neurose.


O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor.. Aliás, para uma boa saúde mental, três requisitos são indispensáveis: amizades, auto-estima, ausência de estresse.


Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um shopping center. É curioso: a maioria dos shoppings centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingo. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas...


Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar a vista, sente-se no reino dos céus. Se deve passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do Mc Donald...


Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenas fazendo um passeio socrático. Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas.


Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:


"Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz!"

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Seattle (1854) - Carta do Chefe Indígena ao Presidente Pierce (USA)




Resposta do chefe Seattle ao Presidente Americano F. Pierce, que tentava comprar as suas terras. Um exemplo sublime de consciência Holística e Ecológica. Uma denúncia à ganância do homem branco, cioso de seu intelecto. Um grito contra a injustiça dos que pensam ter o direito sobre a terra, excluindo seus semelhantes e outros seres vivos. Um apelo ao humanismo:


“O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro: o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao "seu próprio" mau cheiro... Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se nós decidirmos aceitar, imporei uma condição: O homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos.


O que é o homem sem os animais? Se os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma lição em tudo. Tudo está ligado.


Vocês devem ensinar às suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com a vida de nosso povo. Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas: que a terra é nossa mãe.


Tudo o que acontecer à Terra, acontecerá também aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Disto nós sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem é que pertence à terra. Disto sabemos: todas as coisas então ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.


O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não teceu a teia da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizermos ao tecido, fará o homem a si mesmo.


Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala como ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos, apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos (e o homem branco poderá vir a descobrir um dia): Deus é um só, qualquer que seja o nome que lhe dêem.


Vocês podem pensar que O possuem, como desejam possuir nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem e sua compaixão é igual para o homem branco e para o homem vermelho. A terra lhe é preciosa e feri-la é desprezar o seu Criador. Os homens brancos também passarão; talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos. Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos das florestas densas impregnados do cheiro de muitos homens, e a visão dos morros obstruídas por fios que falam. Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a água? Desapareceu. É o final da vida e o inicio da sobrevivência.


Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa Idéia nos parece um pouco estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los. Cada pedaço de terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência do meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho... Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar às suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.


O murmúrio das águas é a voz dos meus ancestrais. "Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar para seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.


Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção de terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra tudo que necessita. A terra, para ele, não é sua irmã, mas sua inimiga e, quando ele a conquista, extraindo dela o que deseja, prossegue seu caminho.


Deixa para trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda. Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa... Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto. "Eu não sei... nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez porque o homem vermelho seja um selvagem e não compreenda. Não há um lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas na primavera ou o bater de asas de um inseto.


Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não compreendo. O ruído parece somente insultar os ouvidos. E o que resta de um homem, se não pode ouvir o choro solitário de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa, à noite? Eu sou um homem vermelho e não compreendo. O índio prefere o suave murmuro do vento encrespando a face do lago, e o próprio vento, limpo por uma chuva diurna ou perfumado pelos pinheiros

domingo, 25 de abril de 2010

REVERÊNCIA DO DESTINO - Drummond de Andrade


Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.


Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.


Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.


Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.


Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é dizer "oi" ou "como vai?"
Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...


Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.


Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.


Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.


Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.


Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.


Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.


Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.


Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.
Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.


Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.


Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ORAÇÃO DA MULHER

"Senhor, me ajude a nunca desistir de ser mulher.

Coloque um espelho no meio do meu caminho entre a lavanderia, o supermercado, o sapateiro, o colégio e a locadora.


E que, ao me olhar, eu goste do que veja.


Não deixe que eu passe uma semana sem usar um batom bem vermelho, uma bota bem alta ou um jeans bem justo.


Proteja meus cachos do vento e os brincos e anéis dos olhares invejosos.


Nunca deixe faltar na minha vida comédias românticas e boas depiladoras.


Se eu estiver com vontade de chorar, faça com que eu chore um dilúvio.


E que tenha saído de casa sem pintar o olho.


Para cada dia de TPM, me dê uma vitrine com sapatos lindos.


Já que eu nunca pedi milagres, faça que minhas celulites sejam ao menos discretinhas.


Me dê saúde, tempo livre, silêncio.


E que nunca falte absorvente na minha bolsa.


Nos engarrafamentos, faça com que eu ligue o rádio e esteja tocando minha música preferida.


Dê forças para eu insistir que meus filhos comam salada, digam "por favor" e "obrigado", limpem a boca no guardanapo, façam as pazes e puxem a descarga.


Cegue meus olhos para as sujeiras nos cantos e os brinquedos no meio da sala (eles vão estar sempre lá, isso eu já vi).


Ajude para que eu chegue do trabalho e ainda consiga brincar, ver desenho, contar história ou fazer cócegas!


E se eu não tiver a menor condição de me manter em pé, faça com que meu filho chegue dormindo da escola.


Em dias difíceis, me dê persistência para seguir na dieta.


Dê também, firmeza para os seios...


Proteja minhas poucas horas de sono e não me julgue mal caso eu não acorde no meio da noite para cobrir meus filhos.


Não deixe que a minha testa fique tão franzida a ponto de parecer uma saia plissada.


E eu, uma louca estressada.


Faça com que o sol seja meu personal trainer, meu complexo de vitaminas, meu carregador de bateria, mas quando eu pedir um diazinha de chuva, não pergunte por quê.


Para cada batata quente no trabalho, me dê um café recém-passado.


Entenda que, quando eu rezo para cancelarem uma reunião (não é gastar reza à toa, pode ter certeza).


No meio de tudo isso, faça com que eu ache tempo para virar namorada de novo, ir no cinema, jantar fora, beijar na boca, dormir abraçadinha.


Ilumine o espelho do banheiro e proteja minhas pinças, meus cremes e segredos.


Ajude a não faltar gasolina e não furar o pneu e, por favor, afaste os motoqueiros do meu retrovisor.


Senhor, por pior que seja o meu dia, faça com que ele termine, e não eu.


Amém."

O AFETO DOS ORFÃOS sob a ótica espírita

Os espíritos nos dizem que Deus permite que haja órfãos, para que lhes sirvamos de pais.

Amparar essas criaturinhas, evitando que sofram fome e frio e lhes dirigir a alma, para que não despenquem no vício, é caridade.

No entanto, o mais precioso de todos os benefícios é o do amor. Nada que possa substituir uma carícia, um sorriso amistoso, uma palavra de carinho.

Por isso, perguntemos à criança que nos olha, se além de pão e agasalho, ela não deseja a proteção do nosso abraço e a música da nossa voz, dizendo-lhe: gosto muito de você.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 DE ABRIL, DIA DO PLANETA



ORAÇÃO PARA GAIA, MÃE TERRA


Filhos do Sol, Filhos das Estrelas,

Excelsos Iluminados Seres das Cidades Espirituais

do Brasil e dos demais países do planeta Terra,

em nome da Poderosa Presença EU SOU Deus em ação,

vos pedimos que derrameis vossas bênçãos em jatos de luz,

amor e vivacidade, sobre todos os reinos da natureza,

impregnando, especialmente a mente e o coração dos Homens,

com amor ao próximo.

Fazei com que a autoridade esteja em mãos de governantes

instruídos e fiéis ao plano divino de justiça, amor e serviço.

Providenciai para que eles possam orientar honesta e

plenamente todos os cargos públicos, sob permanente

assistência espiritual.

Fazei com que todas as influências sinistras sejam

consumidas e banidas da face da Terra,

a fim de que os homens possam viver em feliz

comunhão humanitária.

Que a benção protetora do Senhor faça com que as

nações sejam sensatamente prósperas e ditosas para

todo o sempre.

Assim Seja!


quarta-feira, 21 de abril de 2010

AS TRÊS FRASES DE CHICO XAVIER


"Eu permito a todos serem como quiserem,e a mim como devo ser"
- Chico Xavier -





Concentre-se nas três frases abaixo:


"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez"


"Quando Deus tira algo de você, Ele não o está punindo, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor"


"A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo"



Algo de bom vai acontecer com você ainda hoje!


Algo que você vem esperando.Acredite.


Alguém vai lhe telefonar ou vai lhe falar sobre algo que você vem aguardando ouvir.


Esta é uma "corrente de intenções" - envie para os seus amigos.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ASTROLOGIA E FLORAIS DE BACH

Edward Bach, médico inglês que, insatisfeito com os resultados da medicina tradicional, estudou e desenvolveu um método próprio para conseguir uma boa saúde, tratando os transtornos emocionais. Bach, encontrou algo em comum entre a Homeopatia e a Astrologia e, no seu primeiro sistema de trabalho, baseia-se na classificação de doze remédios, doze qualidades humanas, doze erros e doze virtudes. A cada signo pelas suas características gerai s, correspondem determinados florais.


ÁRIES
Impatiens - Para evitar a impaciência e a impulsividade. Este floral ajuda a ter paciência e delicadeza.
Vervain - Actua sobre o excesso de euforia e evita que se corram riscos desnecessários.


TOURO
Wild Rose - Para evitar a apatia ou a resignação diante da vida e do destino. Ajuda a ter maior liberdade e flexibilidade.
Vine - Ajuda a superar o medo às mudanças. Confere respeito pelos outros.


GÊMEOS
Wild Oat - P ara ajudar a conseguir uma orientação na profissão. Ajuda a aproveitar o talento e a alcançar o rumo na vida.
Scleranthus - Cria estados de ânimo estáveis, evita o nervosismo e a indecisão e facilita a concentração.


CÂNCER
Mimulus - Para vencer a timidez e a hipersensibilidade. Ajuda a superar o medo das coisas conhecidas.
White Mustard - Ajuda a evitar a melancolia e a tristeza, sem causa aparente. Favorece o equilíbrio dos estados emocionais.


LEÃO
Rock Water - Para evitar a exacerbação de sentimentos e para que a atenção e o reconhecimento dos outros, não seja indispensável.
Larch - Ajuda a superar situações e estados de angústia ou de muita tensão e, aumenta a capacidade para correr riscos.


VIRGEM
Crab Apple - Tem efeitos purificadores. Ajuda a eliminar os escrúpulos exagerados e a aumentar a auto-estima.
Larch - Ajuda a eliminar o medo ao fracasso e os complexos de inferioridade. Ajuda a ter coragem para enfrentar a vida cotidiana.


LIBRA
Centaury - Ajuda a aprender a dizer "não" e a evitar a falta de confiança e a não ser submisso.
Cerato - Para evitar esperar sempre pelo conselho dos outros e ajuda a confiar na própria intuição.


ESCORPIÃO
Holly - Para eliminar as suspeitas infundadas e alcançar a paz interior. Ajuda a controlar os ciúmes e a desconfiança.
Sweet Chestnut - Ajuda a evitar a angústia nos momentos difíceis e o desespero extremo.


SAGITÁRIO
Water Violet - Para evitar a arrogância ou o complexo de superioridade. Ajuda a relaxar e a conseguir uma melhor relação com os outros.
Beech - Ajuda a evitar a intolerância, a ser compreensivo com os erros dos demais e, a não julgá-los sem conhecê-los.


CAPRICÓRNIO
Elm - Para evitar a sensação de ser ultrapassado pelas responsabilidades e ajuda a ter mais autoconfiança.
Willow - Ajuda a não sentir-se vítima de nada nem de ninguém, a não culpar os demais e também ajuda ao crescimento interior.


AQUÁRIO
Wild Oat - Ajuda a evitar o descontentamento e a insatisfação interior e a desenvolver um talento construtivo.
Larch - Ajuda a superar situações e estados de angústia ou de muita tensão e, aumenta a capacidade para correr riscos. Actua como balança do sistema nervoso.


PEIXES
Clematis - Ajuda a não estar perma nentemente sonhando, a evitar o escapismo e a dificuldade de concretização de ideias. Dá criatividade prática.
Olive - Evita a perda de energia total, dá força e vitalidade.
José Arjones Maiquez

SOSSEGA CORAÇÃO - Fernando Pessoa




Sossega, coração! Não desesperes!

Talvez um dia, para além dos dias,

Encontres o que queres porque o queres.

Então, livre de falsas nostalgias,

Atingirás a perfeição de seres.

Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!

Pobre esperança a de existir somente!

Como quem passa a mão pelo cabelo

E em si mesmo se sente diferente,

Como faz mal ao sonho o concebê-lo!

Sossega, coração, contudo! Dorme!

O sossego não quer razão nem causa.

Quer só a noite plácida e enorme.

A grande, universal, solene pausa

Antes que tudo em tudo se transforme.



Fernando Pessoa