domingo, 29 de janeiro de 2012

MEDICINA BIOENERGÉTICA - Dr Carvajal


Entrevista com Dr.Jorge Carvajal, médico cirurgião da Universidade de Andaluzia, Espanha, 
pioneiro da Medicina Bioenergética.

 
Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?
A alma não pode adoecer, porque é o que há de perfeito em ti, a alma evolui, aprende. Na realidade, boa parte das enfermidades são exatamente o contrário: são a resistência do corpo emocional e mental à alma. Quando nossa personalidade resiste aos desígnios da alma, adoecemos. A Saúde e as Emoções.


Há emoções prejudiciais à saúde? Quais são as que mais nos prejudicam?
70 por cento das enfermidades do ser humano vêm do campo da consciência emocional. As doenças muitas vezes procedem de emoções não processadas, não expressadas, reprimidas. O medo, que é a ausência de amor, é a grande enfermidade, o denominador comum de boa parte das enfermidades que temos hoje. Quando o temor se congela, afeta os rins, as glândulas suprarrenais, os ossos, a energia vital, e pode converter-se em pânico.


Então nos fazemos de fortes e descuidamos de nossa saúde?
De heróis os cemitérios estão cheios. Tens que cuidar de ti. Tens teus limites, não vás além. Tens que reconhecer quais são os teus limites e superá-los, pois, se não os reconheceres, vais destruir teu corpo.


Como é que a raiva nos afeta?
A raiva é santa, é sagrada, é uma emoção positiva, porque te leva à auto-afirmação, à busca do teu território, a defender o que é teu, o que é justo. Porém, quando a raiva se torna irritabilidade, agressividade, ressentimento, ódio, ela se volta contra ti e afeta o fígado, a digestão, o sistema imunológico.


Então a alegria, ao contrário, nos ajuda a permanecer saudáveis?
A alegria é a mais bela das emoções, porque é a emoção da inocência, do coração e é a mais curativa de todas, porque não é contrária a nenhuma outra. Um pouquinho de tristeza com alegria escreve poemas. A alegria com medo leva-nos a contextualizar o medo e a não lhe darmos tanta importância.


A alegria acalma os ânimos?
Sim, a alegria suaviza todas as outras emoções, porque nos permite processá-las a partir da inocência. A alegria põe as outras emoções em contato com o coração e dá-lhes um sentido ascendente. Canaliza-as para que cheguem ao mundo da mente.

 

E a tristeza?
A tristeza é um sentimento que pode te levar à depressão quando te deixas envolver por ela e não a expressas, porém ela também pode te ajudar. A tristeza te leva a contatares contigo mesmo e a restaurares o controle interno. Todas as emoções negativas têm seu próprio aspecto positivo.Tornamo-las negativas quando as reprimimos.


Convém aceitarmos essas emoções que consideramos negativas como parte de nós mesmos?
Como parte para transformá-las, ou seja, quando se aceitam, fluem, e já não se estancam e podem se transmutar. Temos de as canalizar para que cheguem à cabeça a partir do coração. Que difícil! Sim, é muito difícil. Realmente as emoções básica são o amor e o medo (que é ausência de amor), de modo que tudo que existe é amor, por excesso ou deficiência. Construtivo ou destrutivo. Porque também existe o amor que se aferra, o amor que superprotege, o amor tóxico, destrutivo.


Como prevenir a enfermidade?
Somos criadores, portanto creio que a melhor forma é criarmos saúde. E, se criarmos saúde, não teremos que prevenir nem combater a enfermidade, porque seremos saúde.

 

E se aparecer a doença?
Teremos, pois, de aceitá-la, porque somos humanos. Krishnamurti também adoeceu de um câncer de pâncreas e ele não era alguém que levasse uma vida desregrada. Muita gente espiritualmente muito valiosa já adoeceu. Devemos explicar isso para aqueles que crêem que adoecer é fracassar.
O fracasso e o êxito são dois mestres e nada mais. E, quando tu és o aprendiz, tens que aceitar e incorporar a lição da enfermidade em tua vida... Cada vez mais as pessoas sofrem de ansiedade. A ansiedade é um sentimento de vazio, que às vezes se torna um oco no estômago, uma sensação de falta de ar. É um vazio existencial que surge quando buscamos fora em vez de buscarmos dentro. Surge quando buscamos nos acontecimentos externos, quando buscamos muleta, apoios externos, quando não temos a solidez da busca interior. Se não aceitarmos a solidão e não nos tornarmos nossa própria companhia, sentiremos esse vazio e tentaremos preenchê-lo com coisas e posses. Porém, como não pode ser preenchido de coisas, cada vez mais o vazio aumenta.


Então, o que podemos fazer para nos libertarmos dessa angústia?
Não podemos fazer passar a angústia comendo chocolate ou com mais calorias, ou buscando um príncipe fora. Só passa a angústia quando entras em teu interior, te aceitas como és e te reconcilias contigo mesmo. A angústia vem de que não somos o que queremos ser, muito menos o que somos, de modo que ficamos no "deveria ser", e não somos nem uma coisa nem outra. O stress é outro dos males de nossa época. O stress vem da competitividade, de que quero ser perfeito, quero ser melhor, quero ter uma aparência que não é minha, quero imitar. E realmente só podes competir quando decides ser um competidor de ti mesmo, ou seja, quando queres ser único, original, autêntico e não uma fotocópia de ninguém. O stress destrutivo prejudica o sistema imunológico. Porém, um bom stress é uma maravilha, porque te permite estar alerta e desperto nas crises e poder aproveitá-las como oportunidades para emergir a um novo nível de consciência.

O que nos recomendaria para nos sentirmos melhor com nós mesmos?
A solidão. Estar consigo mesmo todos os dias é maravilhoso.. Passar 20 minutos consigo mesmo é o começo da meditação, é estender uma ponte para a verdadeira saúde, é aceder o altar interior, o ser interior. Minha recomendação é que a gente ponha o relógio para despertar 20 minutos antes, para não tomar o tempo de nossas ocupações.. Se dedicares, não o tempo que te sobra, mas esses primeiros minutos da manhã, quando estás rejuvenescido e descansado, para meditar, essa pausa vai te recarregar, porque na pausa habita o potencial da alma.


O que é para você a felicidade?
É a essência da vida. É o próprio sentido da vida. Estamos aqui para sermos felizes, não para outra coisa. Porém, felicidade não é prazer, é integridade. Quando todos os sentidos se consagram ao ser, podemos ser felizes. Somos felizes quando cremos em nós mesmos, quando confiamos em nós, quando nos empenhamos transpessoalmente a um nível que transcende o pequeno eu ou o pequeno ego. Somos felizes quando temos um sentido que vai mais além da vida cotidiana, quando não adiamos a vida, quando não nos alienamos de nós mesmos, quando estamos em paz e a salvo com a vida e com nossa consciência. Viver o Presente.


É importante viver no presente? Como conseguir?
Deixamos ir-se o passado e não hipotecamos a vida às expectativas do futuro quando nos ancoramos no ser e não no ter, ou a algo ou alguém fora. Eu digo que a felicidade tem a ver com a realização, e esta com a capacidade de habitarmos a realidade. E viver em realidade é sairmos do mundo da confusão.


Na sua opinião, estamos tão confusos assim?
Temos três ilusões enormes que nos confundem:

Primeiro: cremos que somos um corpo e não uma alma, quando o corpo é o instrumento da vida e se acaba com a morte.

Segundo: cremos que o sentido da vida é o prazer, porém com mais prazer não há mais felicidade, senão mais dependência... Prazer e felicidade não são o mesmo. Há que se consagrar o prazer à vida e não a vida ao prazer.

Terceiro: ilusão é o poder; desejamos o poder infinito de viver no mundo. E do que realmente necessitamos para viver? Será de amor, por acaso?

O amor, tão trazido e tão levado, e tão caluniado, é uma força renovadora. O amor é magnífico porque cria coesão. No amor tudo está vivo, como um rio que se renova a si mesmo. No amor a gente sempre pode renovar-se, porque ordena tudo. No amor não há usurpação, não há transferência, não há medo, não há ressentimento, porque quando tu te ordenas, porque vives o amor, cada coisa ocupa o seu lugar, e então se restaura a harmonia. Agora, pela perspectiva humana, nós o assimilamos com a fraqueza, porém o amor não é fraco.

Enfraquece-nos quando entendemos que alguém a quem amamos não nos ama. Há uma grande confusão na nossa cultura. Cremos que sofremos por amor, porém não é por amor, é por paixão, que é uma variação do apego. O que habitualmente chamamos de amor é uma droga. Tal qual se depende da cocaína, da maconha ou da morfina, também se depende da paixão. É uma muleta para apoiar-se, em vez de levar alguém no meu coração para libertá-lo e libertar-me. O verdadeiro amor tem uma essência fundamental que é a liberdade, e sempre conduz à liberdade. Mas às vezes nos sentimos atados a um amor. Se o amor conduz à dependência é Eros. Eros é um fósforo, e quando o acendes ele se consome rapidamente em dois minutos e já te queima o dedo. Há amores que são assim, pura chispa. Embora essa chispa possa servir para acender a lenha do verdadeiro amor. Quando a lenha está acesa, produz fogo. Esse é o amor impessoal, que produz luz e calor .

Pode nos dar algum conselho para alcançarmos o amor verdadeiro?
Somente a verdade. Confia na verdade; não tens que ser como a princesa dos sonhos do outro, não tens que ser nem mais nem menos do que és. Tens um direito sagrado, que é o direito de errar; tens outro, que é o direito de perdoar, porque o erro é teu mestre. Ama-te, sê sincero contigo mesmo e leva-te em consideração. Se tu não te queres, não vais encontrar ninguém que possa te querer. Amor produz amor. Se te amas, vais encontrar amor. Se não, vazio. Porém nunca busques migalhas, isso é indigno de ti. A chave então é amar-se a si mesmo.. E ao próximo como a ti mesmo. Se não te amas a ti, não amas a Deus, nem a teu filho, porque estás apenas te apegando, estás condicionando o outro. Aceita-te como és; não podemos transformar o que não aceitamos, e a vida é uma corrente permanente de transformações.

colaboração Cris Modesto

sábado, 28 de janeiro de 2012

2012 – O ANO DO DRAGÃO - Conselho dos 12



 2012 – O ANO DO DRAGÃO, através de Selácia




Viver agora é diferente de qualquer outro momento. Se vocês forem como a maior parte das pessoas, têm mais perguntas do que respostas, e se questionam sobre o que virá em seguida.
A seguir estão cinco temas fundamentais associados a estar vivo durante 2012. Cada um se aplica a vocês pessoalmente, enquanto também se relaciona com a humanidade como um todo. Estes temas universais causam um impacto nas pessoas em todas as etapas do crescimento espiritual. O efeito pode ser experienciado consciente ou inconscientemente, dependendo de quanto a pessoa está desperta ao que está acontecendo.
À medida que vocês consideram o que vem a seguir, convidem a sua sabedoria interior a lhes falar sobre o que é especialmente relevante para vocês agora. Meditem sobre isto. Tragam as idéias ao seu estado de sono nos próximos dias, convidando uma sabedoria interior em sua vida e sobre os próximos passos ideais.

CINCO TEMAS PARA 2012

1 – TRANSFORMAÇÃO

Este é um momento de transformação radical da consciência humana, afetando pessoas em todo o planeta. A mudança em curso é tão grande que até a pessoa mais avançada terá desafios em permanecer calma e centrada. Se vocês se lembrarem regularmente disto, será mais fácil de lidar.
Vocês podem ser desafiados, mas não enfraquecerem. Sua voz interior os está ajudando a se tornarem mais conscientes de seu papel único na mudança, e enquanto isto ocorre, as suas prioridades mudam.
Vocês sabem que devem tomar medidas para ver as mudanças que querem. Não são meros espectadores, reclamando do caos e comentando sobre como as coisas estão estranhas. Vocês sabem que estão vivos para fazer mais do que isto – assim o seu chamado é diferente.
Isto significa que provavelmente vocês irão experienciar coisas diferentes – afinal, vocês estão na frente, assumindo a responsabilidade pelo que acontece em sua vida e no futuro do planeta.

2 – MUDANÇA

A Transformação significa mudança, e vocês terão muito disto. Isto incluirá as mudanças que vocês querem, mudanças que poderiam não querer, mudanças que vêem chegando e mudanças que os pegam de surpresa.
Para viver agora é necessário que desenvolvam um novo relacionamento com a mudança. Naturalmente, vocês gostam do conforto de saber o que estará acontecendo em seguida e de estarem em território familiar.

Ser hábil em viver agora, entretanto, significa que vocês devem trocar o seu colchão de conforto e descobrirem a coragem de montar no dragão da mudança. Afinal, vocês vivem em 2012 – o ano do dragão! É um ano com o potencial de novos inícios auspiciosos, reviravoltas dramáticas da tendência atual, e catalisadores impetuosos para a mudança em grande escala.

3 - O DESPERTAR

O Despertar da Humanidade em curso há décadas, está ganhando impulso e 2012 será um ano culminante, abrindo o caminho para um despertar ainda maior nos próximos anos.

Algumas pessoas que vocês conhecem – não interessadas ainda em qualquer coisa espiritual ou metafísica – começarão a lhes fazer perguntas durante estes tempos. Eles lhes perguntarão por que a sua própria presença estará transmitindo as novas energias. Eles irão querer saber o que está acontecendo e como isto se relaciona com elas.

4 – TEMPO

O Tempo está começando a significar algo muito diferente para aqueles que vivem agora. Nenhuma geração anterior teve esta experiência.
O que está acontecendo? Algumas das mudanças nas percepções do tempo se originam da aceleração do tempo. A mudança na percepção do tempo se refere também à consciência.

A humanidade está se tornando cada vez mais consciente do seu próprio despertar e sabendo que o tempo é curto para descobrir a infinidade de
dilemas. Portanto, a perspectiva do tempo está mudando. As pessoas estão colocando mais esforço em coisas que elas poderiam ter esperado de outra forma. Anteriormente, havia uma tendência em pensar que havia muito tempo para resolver os problemas e para re-configurar o impraticável. Agora há mais urgência. As pessoas, no seu âmago, têm o conhecimento de que elas devem mudar a fim de prosperarem e sobreviverem.

Durante os próximos anos, os principais alinhamentos planetários irão contribuir para a intensidade das coisas – catalisando forças de revolução e de evolução de uma forma grandiosa. As energias serão um poderoso catalisador para as mudanças positivas em todos os aspectos da sociedade, incluindo um retorno ao coração e a um modo de ser centrado no coração. Como parte do processo evolutivo, os humanos podem ser transformados em uma forma mais elevada que inclui o feminino divino e que mantém um equilíbrio entre o masculino e o feminino. A Humanidade então irá incorporar o remédio para a cura das guerras, da mesquinhez e da ganância na Terra.

5 – RELACIONAMENTOS

Os Relacionamentos sempre foram o vínculo e o catalisador para as suas mudanças, o seu crescimento e a sua prosperidade. Naturalmente, vocês aprenderam com eles, ainda que isto levasse um longo tempo – para compreender algumas lições.

No entanto, agora os relacionamentos podem e realmente lhes ensinam de um modo acelerado. Cada um é uma oportunidade preciosa, ajudando-os a desenvolver mais o amor próprio e a entrar em seu verdadeiro poder de criar conscientemente a partir do amor. Realmente, os relacionamentos desta vida é a chave fundamental para a sua ascensão às frequências mais elevadas.

O desafio durante 2012 é apreciar todo e cada relacionamento que vocês têm e cada lição que ele ensina. Trata-se de aprender a respeitar e a valorizar os seus relacionamentos. Vocês estão descobrindo como se relacionar com os outros sem medo, como ajudar de uma forma amorosa e como se conectarem com o seu mundo de uma forma mais ampla.


A chave é recordar a ligação de todos os seres, e vir a partir desta perspectiva em vez de se concentrarem em como vocês são diferentes. Quando vocês fazem isto, acessam uma janela para experimentar mais as sincronicidades que afluem naturalmente das interações humanas.

O QUE VEM EM SEGUIDA

O que vocês estão aprendendo a fazer agora pode parecer uma tarefa monumental às vezes. Saibam, entretanto, que vocês estão codificados a um nível de DNA para estarem na vanguarda agora – aprendendo novas abordagens e recordando coisas de que tinham se esquecido.
Dêem um passo de cada vez, assim como vocês tomam uma respiração de cada vez. Quando tiverem dúvidas, lembrem-se do seu papel de Criadores Divinos das Mudanças. Nem todos estão neste papel ainda, mas vocês estão. Não se preocupem com o fato de que onde outros estejam no caminho – concentrem-se em seus próprios passos.

Como um Criador de Mudanças Divino, vocês estão dominando como viver no presente, como expressarem apropriadamente o poder, e a se tornarem conscientes dos seus sentimentos, pensamentos e ações. Cada nova habilidade que vocês dominam se torna uma semente que é plantada para que outros sigam os seus passos.

Enquanto vocês continuam a jornada da descoberta de sua natureza divina, nós os envolvemos com o nosso amor e bênçãos.

Nós somos O Conselho dos 12.


Direitos Autorais 2011 por Selácia, canalizado para o Conselho dos 12.
www.selacia.com
Tradução: Regina Drumond
www.portaldosanjos.ning.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

QUEM TEM MEDO DA MORTE? Richard Simonetti


Trechos da palestra "Quem tem medo da morte?". Na íntegra a palestra possui aproximadamente uma hora e meia, onde o autor com auxílio de slides aborda vários aspectos envolvendo a temática da morte.
Como se dá o desligamento, Doação de Órgãos, Acidentes, Mortes coletivas, Suicídio, Morte de Crianças, Cremação de Cadáveres, Culto a Cadáveres, Medo do Morto, etc...








SINOPSE

Em 'Quem tem medo da morte?', Simonetti descreve as circunstâncias que envolvem o retorno à vida espiritual, oferecendo valiosa contribuição para que sejam superados milenares temores e angústias que afligem o homem quando cogita da morte. Aborda os seguintes assuntos - Corpo Espiritual, Problemas de desligamento, Aborto, Suicídio, Eutanásia, Cremação, Desastres fatais, Cemitério, Velório, Premonição, Falecimento de crianças, Balanço existencial, entre outros.





publicado por Verdade - http://portaldosanjos.ning.com/ 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FLORAIS ASTROLÓGICOS - parte 3/3



FLORAIS PARA OS SIGNOS YIN TERRENOS


Equilíbrio Taurino

Flores: Cassia fistula, Averrhoa carambola, Amygdalus persica, Eugenia uniflora , Camellia japonica, Helianthus annuus, Rosa bracteata, Rosa gallica, Grevillea banksii, Mimosa pudica, Prunus serrulata, Cissus verticillata .




Planeta Regente: Vênus (afeição)
Elemento: Terra
Verbo: Eu tenho/ estabilidade

No físico rege: boca, paladar, esôfago, nuca, cervical, pescoço, garganta, tireóide e cordas vocais.

Sol em Touro: necessita ter uma base segura, estabilidade, possuir, reter e conservar aquilo que conseguiu e acumular mais força. Ligado aos prazeres do corpo. Aprecia a serenidade e tranquilidade. Confiável, sensual, doméstico, leal e apaixonado. Tem uma visão realista da vida. Temperamento forte, obstinado e perseverante .

Características-sombra para equilibrar: a extrema necessidade de segurança faz com que os taurinos tenham grande medo da perda e com isso tornam-se avessos às mudanças e às inovações. São profundamente preocupados com a condição financeira. Quando inseguros, comem muito. Tendência a serem ciumentos, possessivos e teimosos.

Lua em Touro: é uma pessoa estável e determinada, calma e que pondera antes de tomar qualquer decisão. Seus sentimentos são duradouros e confiáveis. Busca garantias e seguranças emocionais em todos os seus empreendimentos, tanto afetivos quanto financeiros ou profissionais. Para estas pessoas, "quem ama cuida". O toque físico é fundamental, pois passa a segurança de um sentimento ou ligação emocional. A pessoa com Lua Natal em Touro sente-se protegida sempre que tem algo conhecido, estável e garantido. Amor pela natureza.

Características-sombra para equilibrar: tendência à instabilidade emocional quando sente-se inseguro. Ligado ao passado. Excessiva atração pelos prazeres materiais, um gosto excessivo pelo dinheiro. Ambição e possessividade. Espírito conservador. Apega-se muito às pessoas que vivem a sua volta.

Ascendente em Touro: tem grande possibilidade de desenvolver riqueza material, dada pela firmeza e paciência com que acumula e multiplica seus bens, sejam eles dinheiro, pessoas, artes, terras, alimentos, empresas ou pessoas queridas. Possui uma natureza calma e pacífica, ligada sempre ao seu passado, àstradições, hábitos e convicções.

Características-sombra para equilibrar: tendência a desenvolver forte apego às suas conquistas, o que lhe confere teimosia, lentidão e resistência às mudanças. Possui uma natureza calma e pacífica, ligada sempre ao seu passado, às tradições, hábitos e convicções, resistindo ao máximo em trocálos por algo novo, mesmo quando necessário. Deve atentar para a tendência à preguiça, à indolência e para certa tendência à inércia e à acomodação, o que pode levá-la a acumular peso corporal.



Equilíbrio Virginiano

Flores: Oxalis acetosella, Stachytarpheta jamaicensis, Aloysia triphylla, Grevillea banksii, Thumbergia grandiflora, Rosa gallica, Maytenus ilicifolia, Rosa canina, Solidago microglossa, Helianthus annuus, Allium sativum, Camellia japonica.



Planeta Regente: Mercúrio (capacidade de raciocínio, comunicação).
Elemento: Terra
Verbo: Eu analiso / praticidade

No físico rege: sistema nervoso, plexo solar, umbigo, abdômen, aparelho digestivo (intestino(duodeno), fígado).

Sol em Virgem: são muito sistemáticos, ordeiros, metódicos e críticos. Como são muito habilidosos, sabem fazer muita coisa, desde cozinhar até consertar um eletrodoméstico. Esse jeito de sempre querer ajudar reflete até no trabalho: são muito trabalhadores e até mesmo servis. Conseguem realizar as tarefas mais complicadas. Apesar das manias (e eles tem várias), possuem excelente papo e se você é seu amigo, saiba que tem toda sua consideração e carinho. Tudo o que ele faz é para agradar as pessoas ao seu redor, para preservá-las e ajudá-las a atingir a perfeição. Eles são tímidos por natureza e cautelosos quando se trata de iniciar uma nova relação.

Caraterísticas-sombra para equilibrar: tendência a serem céticos, meticulosos, não permitindo-se errar e estão sempre se cobrando perfeição e excesso de detalhes. Muito preocupados com a saúde, podem chegar a ser hipocondríacos. Devem esforçar-se para não serem pessoas orgulhosas, críticas demais (consigo mesmos e com os outros). Mostram-se, por vezes, pessoas difíceis de serem agradadas.

Lua em Virgem: tendência à timidez e introversão. A ordem dá segurança emocional para quem tem esta Lua Natal. Estão sempre buscando um ritmo. Analisam até ter todos os detalhes definidos e assim que tudo lhes pareça arrumado estarão confortáveis em determinada situação. Encontrar uma explicação que ordene o que está sentindo e porque está sentindo lhe dará mais confiança. Possuem uma notável capacidade de aprender facilmente, memorizar e analisar.

Características-sombra para equilibrar: seletivo e detalhista. Pode desestabilizar-se com a desordem e a falta de higiene. A desordem tira a tranquilidade e gera insegurança. Tendência a hipocondria. Inquietação interior pode exteriorizar-se como frieza sentimental, timidez excessiva e atitudes submissas. Realismo exagerado. Crítica e autocrítica radical.

Ascendente em Virgem: personalidade reservada, modesta, eficaz, digna, com grande capacidade analítica e gosto pelos detalhes. Pessoa metódica, ordeira e perfeccionista. São atentos ao corpo físico e ao seu bom funcionamento. Tem aparência harmônica, asseada, correta, jovial e inteligente, com movimentos eficientes e econômicos, conservando-se assim até a idade avançada. Deve atentar bastante ao excesso de humildade, à baixa autoconfiança, ao perfeccionismo, à crítica e à autocrítica excessivas.

Características-sombra para equilibrar: o excesso de individualismo, o sentido crítico exagerado e uma tendência à desordem mental pela multiplicidade de caminhos a seguir. Deve atentar ao excesso de humildade, à baixa autoconfiança, ao perfeccionismo. Podem ser submissos, nervosos, pedantes e solitários.




Equilíbrio Capricorniano

Flores: Viola odorata, Tibouchina holoceriasea, Cordia verbenacea, Mentha pulegium, Plectranthus nummularius, Persia americana, Campomanesia littoralis, Amygdalus persica, Sphagneticola trilobata, Mimosa pudica, Thumbergia grandiflora, Baccharis ariculata.

Planeta Regente: Saturno (O Mestre).
Elemento: Terra
Verbo: Eu Sou/ambição

No físico rege: ossos, articulações (juntas, joelhos, cartilagens), dentes, cabelo e pele.

Sol em Capricórnio: quer a estabilidade de seu poder e da sua posição social. Seu temperamento é introvertido, eficiente, perfeccionista, prático, profissional, cauteloso, trabalhador, tradicional, sério, responsável. Busca o status, o prestígio e precisa construir um monumento para valorizar a sua existência e dizer ao mundo: Eu fiz isso.

Características-sombra para equilibrar: dominador, egoísta, inibido, rancoroso, teimoso, insegurança sobre as coisas, vê o futuro como ameaça.

Lua em Capricórnio: não gosta de demonstrar o que sente. No íntimo, o capricorniano conhece os seus sentimentos, percebe que são fortes e poderosos, mas encontra muita dificuldade em transpô-los para a vida cotidiana e em interagir emocionalmente com as pessoas. Precisa de vínculos seguros e estáveis. Reconhecimento profissional gera equilíbrio emocional.

Características-sombra para equilibrar: bastante duros consigo mesmos, tratam-se com austeridade e críticas quando estão derrotados por algum sentimento, levando-os fecharem-se. Possuem dificuldades para lidar com os próprios sentimentos. Tendência a sentir medo, melancolia, a serem apáticos, individualistas e conservadores.

Ascendente em Capricórnio: grande habilidade de lidar com o mundo concreto. Seu ritmo é lento, porém impulsivo quando se trata de ambição. Teme errar, pois não suporta ser criticado. Personalidade laboriosa, reflexiva, trabalhadora, perseverante e responsável. Tem necessidade de exercer autoridade e comando. Precisa ser reconhecido como expert naquilo que faz.

Características-sombra para equilibrar: seus defeitos são a premeditação para fazer o mal, a irritabilidade, a crueldade, a desconfiança, a rigidez, a intransigência, o dogmatismo, a avareza e a tendência ao autoritarismo.




FLORAIS PARA OS SIGNOS YIN AQUOSOS




Equilíbrio Canceriano

Flores: Kalanchoe tubiflora, Ocimum basilico, Tropaeolum majus, Cichorium intybus, Cecropia pachystachya, Bidens pilosa, Olea europaea, Delonix regia, Camellia japonica, Ocimum gratissimum, Maytenus ilicifolia , Aristolochia galeata.


Planeta Regente: Lua (emoções)
Elemento: Água
Verbo: Eu sinto/devoção

No físico rege: aparelho digestivo (estômago e pâncreas), baço, peito (seios), axilas e útero.

Sol em Câncer: é um signo emocional, sensível, perceptivo e intuitivo. O sentimento está acima de tudo e a memória é privilegiada. Saudosistas e românticos. A ligação com o lar e a família é muito grande. São tradicionalistas e prezam muito as datas comemorativas. Forte instinto maternal. Muito carinhosos, estão sempre prontos para proteger, mesmo que você não queira. Tem necessidade de contato, de sentir-se adequado.

Características-sombra para equilibrar: tem dificuldade de desprender-se das pessoas ao seu redor e é carente. Muito sonhador, pode viver num mundo de fantasias, achando que o passado ainda é presente. Muito melindrosos e se magoam com facilidade. Tendência à inconstância, timidez e indecisão.

Lua em Câncer: indica uma pessoa extremamente emotiva e sensível. Tem facilidade para lidar com situações conhecidas e familiares. Busca inconsciente de proteção, relação indissolúvel com a mãe. Sentimento maternal desenvolvido. Tem forte fragilidade emocional .

Características-sombra para equilibrar: tem dificuldade em expor-se quando não tem certo grau de intimidade. Precisa de atenção e tende à levar qualquer questão para o lado pessoal. A lua canceriana pode levar a pessoa a fixar-se em experiências do passado sem permitir-se que se abra para novas oportunidades. Tem forte tendência a adiar eventos ou fugir de situações desagradáveis.

Ascendente em Câncer: dotado de grande sensibilidade tanto para captar suas percepções internas como as das pessoas e circunstâncias à sua volta. Seu ritmo é impulsivo e decidido sempre que reage emocionalmente, mas variável e oscilante com relação ao humor. Seu temperamento é tranquilo, afável, introvertido e introspectivo. Sabe dar e receber conforto, principalmente emocional. A energia vital é baixa e vulnerável e a presença física é suave, receptiva e agradável.

Características-sombra para equilibrar: evita confrontos e conflitos, mas pode vir a desenvolver uma casca dura para proteger-se do mundo externo ou desenvolver meios de utilizar sua sensibilidade, liberando de um modo ou de outro os seus sentimentos. Se for um tipo mais egoísta, pode buscar abrigo e cuidado de modo impulsivo, sem no entanto saber retribuir, exalando sempre um ar infantil e desprotegido, buscando incessantemente alguém que se responsabilize por ele, como uma criança a ser protegida. Busca segurança emocional em tudo o que faz. Pouca capacidade de realização.



Equilíbrio Escorpiano

Flores: Malpighia emarginata,Cichorium intybus, Camellia japonica, Rosa bracteata, Rosmarinus officinalis, Rosa canina, Lavandula angustifolia, Campomanesia littoralis, Malus sp, Salvia officinalis, Cecropia pachystachya, Artemisia vulgaris.

Planeta Regente: Plutão (Transformação)
Co-Regente: Marte (Eu conquisto)
Elemento: Água
Verbo: Eu desejo/intensidade

No físico rege: órgãos sexuais e excretores.

Sol em Escorpião: é importante viver social e intelectualmente bem. Extremamente sensíveis, fiéis, seus sentimentos são muito intensos. São as pessoas mais complexas do zodíaco e seu temperamento é forte. São dominados por paixões intensas. Sempre estão analisando a atitude das pessoas ao seu redor, o que os faz ser psicanalistas por natureza. Sempre buscando explicação para tudo, são muito ligados às emoções mais profundas do ser humano. São determinados, firmes, realizadores e motivados.

Características-sombra para equilibrar: cobrança do amor que dá, ciúme passional, cobram fidelidade e emocionalizam tudo. Temperamentais, desconfiados, vingativos. Tendência a serem obsessivos quando querem algo. São extremistas.

Lua em Escorpião: gera experiências emocionais intensas, fortes e profundas. Discrição na vida particular. Viver as questões emocionais na base do tudo ou nada, o equilíbrio é um desafio. É competitivo. Para satisfazer o lado emocional precisa de experiências mais verdadeiras e levar tudo até o fim e para curar-se precisa viver de acordo com sua própria verdade interior, entrando em contato profundo com os sentimentos, esgotando suas necessidades emocionais. Pela natureza fortemente emocional desta Lua, qualquer experiência mais dolorosa leva a pessoa a "limpar" a origem destas emoções de sua vida.

Características-sombra para equilibrar: competitividade, espírito vingativo, orgulho e obstinação. A emoção mais recorrente está ligada ao medo e a expectativa de abandono e traição, justiça para elas é punir o outro pelo que o fez sentir. Para as pessoas de lua em escorpião só existem dois tipos de pessoas: as que eles gostam e as que não existem. Podem ter reações extremas ou passionais quando estão sob o domínio de um sentimento.

Ascendente em Escorpião: o elemento água confere aos seus nativos de ascendente grande emocionalidade, sensibilidade e intensidade. São transmutadores com capacidade de reformar, recuperar, restaurar, curar situações, pessoas e ambientes. Utilizam a sedução ou a estratégia para obter tudo o que querem das outras pessoas. Possuem muita energia física, aparência forte e impactante, olhar intenso.

Características-sombra para equilibrar: a sensualidade exagerada, o caráter vingativo, a irritação e a vaidade. Às vezes podem ser demasiadamente agressivos, devendo estar atentos à sua tendência de desconfiar, de serem ciumentas, possessivas e obsessivas.




Equilíbrio Pisciano

Flores: Ocimum basilico, Kalanchoe tubiflora, Sphagneticola trilobata, Campomanesia littoralis, Stachytarpheta jamaicensis, Taraxacum officinale, Allium sativum, Passiflora alata, Achillea millefolium, Rosa bracteata, Rosmarinus officinallis, Conyza canadensis.

Planeta Regente: Netuno: (Intuição)
Co-Regente: Júpiter (Expansão)
Elemento: Água
Verbo: Eu creio/ compreensão

No físico rege: sistema glandular, sistema linfático e pés.

Sol em Peixes: peixes é um signo de humanidade e tolerância. É o rei da ilusão, um visionário, um futurista, mas também impressionável e influenciável. Vê o mundo de maneira diferente e aprende ou se comunica de forma diferente: osmose, empatia, telepatia e percepção extra-sensorial. É intuitivo, introspectivo, tímido, simpático e caridoso.

Características-sombra para equilibrar: desesperança, timidez, escapismo, fuga para o espiritual, tendência à tristeza, vitimização e falta de praticidade.

Lua em Peixes: dá a pessoa uma sensibilidade refinada e especial. Desejo de servir. Tem a habilidade de pressentir quando algo está para acontecer. O sentimento de compaixão torna-o tolerante e compreensivo. Trata com delicadeza, sem crítica nem julgamento, com aceitação e compreensão os próprios sentimentos e dos outros.

Características-sombra para equilibrar: melancolia, muito pessimismo, tendência a viver sonhando num mundo de fantasias. A imaginação leva-o a sentir e reagir a situações que só existem dentro dela.

Ascendente em Peixes: peixes é, de todos os signos de água, o mais sensível, imaginativo, emotivo e perceptivo. É simpático, romântico e poético. Intuitivo, místico, meditativo e piedoso. Possui grande capacidade de sacrifício e de renúncia.

Características-sombra para equilibrar: passividade extrema, tendência à anulação da personalidade. Deve atentar para a inconstância, não se envolver em muitos assuntos ao mesmo tempo para não correr o risco de não desenvolver nenhum. É bastante vulnerável emocionalmente. Personalidade influenciável. Com frequência sente-se solitário, insatisfeito ou incompreendido.


Fonte - http://www.gotasdoinfinictho.com.br/

Colaboração João Alves






quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FLORAIS ASTROLÓGICOS, parte 2/3





FLORAIS PARA OS SIGNOS YANG AÉREOS


Equilíbrio Geminiano

Flores: Averrhoa carambola, Achillea millefolium, Lavandula angustifolia, Dahlia pinnata, Delonix regia, Mimusops coriacea, Mimosa bimucronata, Grevillea banksii, Tabebuia impetiginosa, Petrea subserrata, Cuphea carthagenensis, Rosmarinus officinallis.

Planeta Regente: Mercúrio (capacidade de raciocínio, comunicação).
Elemento: Ar
Verbo: Eu penso, Eu conheço/ versatilidade.

No físico rege: aparelho respiratório, sistema nervoso, seios, braços, mãos e ombros.

Sol em Gêmeos: alegres, rápidos,comunicativos, versáteis e expressivos. Vê todas as coisas ao mesmo tempo porque não pode perder nada, mas nem sempre tem paciência para aprofundar-se. Um tanto aéreos, cansam-se de pessoas monótonas e previsíveis.

Características-sombra para equilibrar: tem dificuldade de concentração e falta de persistência. Tendência à dispersão, a mutabilidade e a dualidade. Dificuldade em lidar com a rotina.

Lua em Gêmeos: sempre racionaliza os sentimentos e as emoções e depois os comunica. Precisam que as pessoas ouçam o que eles sentem. Tem necessidade de contato social e lidam bem fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Altamente motivados a ler e aprender.

Características-sombra para equilibrar: não sabem lidar com a solidão. Extrema volubilidade, tendência à tensão nervosa. Sempre que se sentem tocados por alguma emoção, buscam identificá-la racionalmente, para depois dar o destino para o que sentem.

Ascendente em Gêmeos: personalidade sutil e comunicativa, com a capacidade de dedicar-se a realizar várias coisas ao mesmo tempo. Amor à ciência e à arte. Enorme curiosidade intelectual. Gostam das mudanças e das viagens.

Características-sombra para equilibrar: devem atentar-se para sua tendência à crítica e ao falatório excessivos, além de certo pendor para a dissimulação e a hipocrisia. Precisam aprender a lidar com sua tendência à inconstância, superficialidade, volubilidade, dispersão e indecisão e terem paciência para fazer suas escolhas na vida,  pois, com tantos talentos, será difícil querer ser reconhecido por uma só imagem.

Equilíbrio Libriano

Flores: Delonix regia, Amygdalus persica, Cecropia pachystachya, Conyza canadensis, Plinia trunciflora, Camellia japonica, Helianthus annuus, Hibiscus rosa-sinensis, Prunus serrulata, Mimosa pudica, Ocimum basillicum, Sphagneticola trilobata.

Planeta Regente: Vênus (ideais românticos e estéticos de amor, justiça e simetria)
Elemento: Ar
Verbo: Eu Equilibrio/harmonia.

No físico rege: rins, vesícula, supra renal, aparelho circulatório, umbigo, cintura, ovário, região lombar, sacro-ilíaco e nádegas.

Sol em Libra: para Libra a importância está nos relacionamentos, na troca entre as pessoas, é a comunidade, o viver juntos. Conviver intelectual e socialmente. Para ele o que interessa serão os valores aprovados pela sociedade, querer agradar e harmonizar, amante da paz, amistoso, cooperativo, diplomata e persuasivo. Amor pelo belo e refinado, artístico.

Características-sombra para equilibrar: indecisão, tortura mental, insegurança sobre si mesmo, futilidade, apatia, inconstância. Desanima facilmente. Precisa aprender a impor-se.

Lua em Libra: confere à pessoa sociabilidade, diplomacia, a busca pela conciliação, a harmonização e o equilíbrio. A estética e a beleza são motivações básicas, não sendo raros os casos em que se deixam levar por estes atributos na hora de consumir produtos de beleza e vestuário. Precisam estar no meio de outras pessoas. Possuem aguçado senso de justiça.

Características-sombra para equilibrar: sempre que suas emoções o surpreendem, tende a desequilibrar-se. Incapacidade de dizer "não". Preguiça, hostilidade, desarmonia consigo mesmo e sente que passa a "atrair" raiva e agressividade que, na verdade, pertencem a ele mesmo.

Ascendente em Libra: são pessoas com forte senso de justiça e direitos humanos, como simboliza a própria balança, o que favorece quaisquer atividades ligadas à justiça. Em decorrência disso, ponderar os prós e contras de uma situação antes de tomar qualquer decisão é um de seus pontos fortes. Sua maior realização é o amor, os relacionamentos e a harmonia que possa vir a sentir em uma relação. Buscam harmonia e equilíbrio em tudo, apreciam o conforto e precisam viver cercadas de beleza. Gostam de movimento, glamour, lugares públicos e atraentes. São dotados de uma enorme capacidade de sedução, amabilidade, boa aparência e refinamento naturais. 


Equilíbrio Aquariano












Planeta Regente: Urano (Despertador) 
Elemento: Ar 
Co-Regente: Saturno(O Mestre) 
Verbo: Eu sei/ imaginação 

No físico rege: sistema nervoso, batata da perna e tornozelo. 

Sol em Aquário: dispensa as aparências externas, toma atitude impessoal, vê objetivamente sem considerações sentimentais. O Aquariano nunca está nervoso, ele é nervoso. É humano, independente, intuitivo, tolerante e progressista. Tem dons artísticos, é criativo, inventivo e autêntico. 

Características-sombra para equilibrar: aborrece-se com detalhes, opiniões fixas demais, perfeccionista, exigente, racional, tímido, temperamental, imprevisível, inseguro. Procura aprovação entre os outros querendo se destacar. 

Lua em Aquário: são extremamente sociáveis, buscam grupos e amigos, nutrindo-se mais destas relações do que de situações mais íntimas. O seu padrão emocional característico é de bondade, liberdade, espaço e autonomia. A espontaneidade e a franqueza de suas emoções podem surpreender. Detestam cobranças emocionais de qualquer tipo. 

Características-sombra para equilibrar: individualismo, obstinação, excentricidade, comportamento instável, solidão emocional e reações imprevisíveis. 

Ascendente em Aquário: signo de ar que enfatiza a capacidade mental, a expressão intelectual, a sociabilidade e os relacionamentos em grupo. Costuma demonstrar inconformismo com situações onde existam limitações ou quando a questão prática inviabilize suas idéias que de tão criativas sempre extrapolam a realidade. 

Características-sombra para equilibrar: falta de praticidade, a tendência à idéias subversivas, irreais e à inércia. Com frequência demonstra rebeldia, indisciplina e transgressão às regras e limites.




Colaboração João Alves




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FLORAIS ASTROLÓGICOS - parte 1/3


EQUILIBRE SEU UNIVERSO ENERGÉTICO



Eis aqui, um novo e eficiente conceito de Florais baseado no conceito astrológico de diagnóstico que auxilia e amplia o tradicional método da Psicologia.

A astrologia afirma que as pessoas não têm qualidades ou defeitos, mas sim características dadas pelos signos zodiacais, apresentados em seus respectivos mapas natais. Qualidades ou defeitos significam o uso que as pessoas fazem dessas características através do livre arbítrio, o qual é parte integrante da vida de cada ser humano. Assim sendo, a moderna astrologia opõe-se ao determinismo defendendo a idéia de que nós somos os responsáveis diretos pelo nosso destino.

Para o correto uso dos Florais Astrológicos é necessário que o usuário entenda o conceito do tripé, que é a descrição de nosso caráter analisado pelo signo Solar, de nosso temperamento, analisado pelo signo Lunar e pela nossa personalidade, analisada pelo signo Ascendente. 
Na bula de cada Floral Astrológico leia as características dos signos de seu tripé. Observe atentamente as características-sombra para equilibrar. Se a descrição das mesmas é a sua realidade, você necessita do Floral Astrológico desse Signo Zodiacal.

Você também pode sentir-se desajustado em outras áreas do Mapa Natal além dos signos de seu tripé. Pode ser que assuntos como família, finanças, romances, trabalho, casamento, carreira, vida social, etc. possam causar-lhe preocupação, sofrimento ou inquietude. Nesse caso você necessita de ajuda de um Astrólogo profissional para que lhe informe qual o Signo Zodiacal que vibra em cada um desses assuntos.



FLORAIS PARA OS SIGNOS YANG ÍGNIOS


Equilíbrio Ariano


Flores: Rosa bracteata, Amygdalus persica, Passiflora alata, Taraxacum officinale, Campomanesia littoralis, Plinia trunciflora, Lippia alba, Tabebuia impetiginosa, Grevillea banksii , Vitis vinifera, Mimusops coriacea, Ocimum sellowii .

Planeta Regente: Marte (Energia) 

Elemento: Fogo 

Verbo: Eu Sou/ Atividade 

No físico rege: cabeça, crânio, rosto, cérebro, mandíbula superior, olhos, visão. O ariano freqüentemente tem dores de cabeça e pode cortar-se facilmente, principalmente nas áreas do corpo associadas. 

Sol em Áries: simboliza o início, o despertar, o primeiro passo, o impulso
 direto, a audácia. Objetivos, francos e diretos, os arianos são descomplicados e péssimos mentirosos. São bons líderes, possuem entusiasmo e energia criativa admirável, donos de um magnetismo especial contagiante, sempre em busca de novidades. São corajosos, dinâmicos, competitivos e independentes.

Características-sombra para equilibrar: são apressados, impacientes, inquietos e agitados. Competitivos por natureza, eles sempre estarão desafiando as pessoas ao seu redor. Com o pavio curto e um temperamento explosivo, não são briguentos (nem sempre). Agir! Esta é sua função, porém "pensar" antes de agir é um mero detalhe para os arianos. Como são muito impulsivos e rápidos, tendem a tomar decisões bruscas e ignoram pequenos detalhes. Isto os faz passar por muitos pequenos problemas, que, por sorte (e eles tem sorte), sempre acabam se resolvendo.

Lua em Áries: o que mais identifica a Lua de Áries é a sinceridade. Com esta lua natal a pessoa sempre mostra o que sente. É autêntico, tem simplicidade nos gostos. É obstinado.

Características-sombra para equilibrar: está sempre em ação. Apresenta uma forte tendência de agir por extremo impulso. Quando ameaçado, tende a explosão emocional, o que pode irromper em agressividade e ações exageradas com o intuito de defender-se diante de qualquer provocação. Tem "pavio curto". Também podem apresentar mudanças de humor que variam nos extremos: bom-mau humor. Não sabem lidar com as frustrações. Irritam-se com a invasão de privacidade sem consentimento.

Ascendente em Áries: personalidade ativa e resoluta, grande sentido de responsabilidade, valor, entusiasmo e decisão. Gosta de transpor obstáculos e é sempre o primeiro a lançar-se numa empreitada. Quer se pôr à prova e correr riscos. Busca a auto-afirmação através da ação.

Características-sombra para equilibrar: a pessoa deve atentar para sua impulsividade, ansiedade, agressividade, impaciência, precipitação, egocentrismo e imprevisão, já que não ouve ninguém e não aceita conselhos.



Equilíbrio Leonino

Flores: Campomanesia littoralis, Plantago major, Cecropia pachystachya, Achillea millefolium, Tabebuia impetiginosa, Amygdalus persica, Plinia trunciflora, Vitis vinifera, Rosa bracteata, Matricaria chamomilla, Passiflora alata, Verbena officinalis.
Planeta Regente: Sol (O Ser Interior)
Elemento: Fogo
Verbo: Eu quero/ magnetismo/ Eu crio 

No físico rege: olhos, coração, aorta, coronárias, costas e coluna. As costas são o ponto fraco do Leão, fazendo com que ele sinta dores constantes, principalmente quando em estado de estresse.

Sol em Leão: tem consciência de si, é certo da sua personalidade. Luta para ser o centro das atenções, sente-se como líder ou autoridade. Não quer impor a sua personalidade. Ele já é. Adora aparecer e fazer sucesso. O que ele mais busca é luz e aplausos. É caloroso, amigo e bondoso. Têm um otimismo natural e um jeito de ver a vida com muito prazer, cheio de coragem. Leal tem um coração maior que o peito. Valoriza muito aquilo que possui, e aquilo que consegue. 

Características-sombra para equilibrar: dominador e egocêntrico, o leonino é muito teimoso. Negativamente pode ser orgulhoso, presunçoso, inflexível e egocêntrico. Preocupado com status, ele morre de medo do ridículo. Não perdoa a mentira. 

Lua em Leão: são pessoas que tem grande necessidade de serem reconhecidas pelo seu valor, sentem necessidade de elogios, da aprovação alheia e quando isto não acontece, tendem a ficar ressentidas. São dotadas de senso de justiça e magnanimidade. Tendência a serem dramáticas e instáveis sentimentalmente. Leais, não esquecem os amigos, nem de quem os ajudou. 

 Características-sombra para equilibrar: a necessidade de sentir-se o centro das atenções e quando isto não acontece, estão propensos à depressão. Vaidade e orgulho pessoal fazem com que se sinta seguro. Considera que todo o seu padrão emocional é mais importante que os das demais pessoas. Orgulhoso, não esquece quem o traiu. 

Ascendente em Leão: vitalidade, vontade, entusiasmo, orgulho e idealismo reforçam sua capacidade expressiva, espontaneidade e auto-estima. Seu ritmo é intenso, concentrado e profundo e seu temperamento é sanguíneo, fogoso, voluntarioso e extrovertido. Possui também muita autonomia, independência, exuberância, popularidade e magnetismo, tem capacidade de comando de pessoas ou negócios, grande poder de comunicação, capacidade administrativa e criatividade. É expansivo, caloroso, afetivo, doador e generoso e procura sempre agradar as pessoas para que notem seu valor. Tem muita confiança em si mesmo. Coloca seu coração à frente de tudo e é capaz de expressar o amor melhor que qualquer outro signo.

Características-sombra para equilibrar: pode ser muito ambicioso em seus empreendimentos para garantir sucesso, prestígio e destaque. Necessidade de exercer sua vontade, de impor-se sobre o ambiente e as pessoas para que descubram seus talentos e o admirem.

Equilíbrio Sagitariano

Flores: Rosmarinus officinallis, Kalanchoe tubiflora, Tropaeolum majus, Amygdalus persica, Rosa bracteata, Pyrostegia venusta, Malpighia emarginata, Mimosa bimucronata, Plectranthus nummularius, Camellia japonica, Setaria geniculata, Cinnamomum zeylanicum.

Planeta Regente: Júpiter (Expansão)
Elemento: Fogo
Verbo: Eu compreendo/ visualização

No físico rege: sistema muscular e aparelho locomotor (quadris, ilíaco, coxas, pernas, nervo ciático), sistema circulatório (artérias).

Sol em Sagitário: é a procura do abstrato, a descoberta de algo maior e mais universal, a saída do seu ambiente para conhecer ou ver o que há mais longe. Sua visão é intuitiva e profética. Donos de um senso de humor enorme. Extremamente francos, sempre prezam a verdade, mesmo que ela seja inadequada para o momento, ou que os faça passar por inconvenientes em algumas situações. Sempre prontos a conhecer novas coisas na vida, eles esperam que todos tenham essa mesma disposição. Aventureiros e livres que são, é impossível segurá-los quando se decidem a viajar e conhecer outros mundos. Sagitarianos são eternos gozadores, mesmo quando estão brigando.

Características-sombra para equilibrar: consumistas por natureza, não conseguem conter seu impulso de comprar. Tendência a serem bruscos, exagerados, impacientes e procrastinadores. Dispersão de energia, falta de sentido da medida, irresponsabilidade e gula.

 Lua em Sagitário: leva a pessoa a afastar-se o máximo possível de situações que a fazem sentir-se desconfortável. A emoção mais marcante é o entusiasmo. É intuitivo. Facilmente sente-se triunfante, otimista e com fé na vida e nas infinitas possibilidades. A palavra chave para esta lua é "liberdade". Não guarda rancor ou ressentimentos, o que a leva a preferir pessoas inteligentes, que extraem da vida um conhecimento filosófico e integrativo. Viagens e mudanças fazem parte de seu vocabulário usualmente. Amor pela liberdade.

Características-sombra para equilibrar: falta de cuidado e imprudência. Às vezes são inconstantes, irrequietos e costumam interessar-se por vários assuntos ou atividades, sem se aprofundarem em nenhum. Ficam perdidos em pequenas teorias.

Ascendente em Sagitário: vitalidade, vontade, entusiasmo, idealismo e dinamismo, gostam de esportes, de aventuras e de viagens, contato com lugares distantes, povos e culturas ou ainda que lhe ofereçam potencial de crescimento e alimentam seus ideais de vida. Seu ritmo de funcionamento é muito adaptável e mutável, o que lhes confere grande senso de oportunidade para tirar da vida o que ela tiver de melhor a oferecer. Seu temperamento é sanguíneo, colérico, entusiasta, sentimental e extrovertido. Nos relacionamentos pessoais, fará sempre tudo o que quer, revestindo seus desejos de defesas éticas e morais para disfarçar muitas vezes seu autocentrismo.

Características-sombra para equilibrar: falta de perseverança e de continuidade no esforço para conquistar algo, a inconstância e a superficialidade. Devem atentar para a ansiedade, a auto-indulgência, a arrogância, a tendência a excessos e a megalomania.

Colaboração João Alves

 (continua)