quarta-feira, 30 de abril de 2014

A TRANSITORIEDADE CÓSMICA DA VIDA


“Somos todos viajantes de uma jornada cósmica – poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito: a vida é eterna. Mas suas expressões são efémeras, momentâneas, transitórias. 

Gautama Buda disse certa vez: “Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança. Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu, levada pela torrente montanha abaixo.”

Nós paramos um instante para encontrar o outro para nos conhecermos, para amar e compartilhar. É um momento precioso, mas transitório. Um pequeno parêntese na eternidade. Se partilhamos carinho, sinceridade, amor, criamos abundância e alegria para todos. Esse momento de amor é eterno. “ 

 Deepak Chopra 

A VIDA É MAGIA, MISTÉRIO DESLUMBRANTE, PURA POESIA.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

MONTAR UMA HORTA NA SUA CASA

10 DICAS PARA vc MONTAR UMA  HORTA NA SUA CASA

Se a idéia é cultivar hortaliças e temperos em casa, a escolha do local e das espécies, o preparo do solo, a drenagem da terra e o cuidado com as pragas são tarefas primordiais para que, em pouco tempo, colham-se sabor e saúde. Veja as dicas:

 POR THAÍS LAUTON
  (Foto: Casa e Jardim)
1 - Em qualquer lugar
Para programar uma horta, nem é preciso dispor de espaço. As paisagistas Ana Claudia Costta Pinto usou o parapeito da janela para enfileirar as pás para cereal com ervas e temperos: a partir da esq., capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim. O trato é simples. “Bastam quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam”, diz Ana Claudia. A dica antes de plantá-las na pá para cereal(foto) ou em qualquer outro recipiente é fazer um furo no fundo, para drenar a água e não encharcar demais as espécies.


  (Foto: Casa e Jardim)
2 - Mudas misturadas
Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter mudas de diferentes tipos. Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa. A hortelã tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. “Deve ser plantada sozinha, assim como a salsinha”, diz a herborista Sabrina Jeha, da Sabor de Fazenda. “O que se usa mais é melhor ter em vaso separado”, completa ela. Algumas misturas que dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.


3 - Adubos naturais
Uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica. Além da torta de nim, que aduba e afasta pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. no entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão.


  (Foto: Casa e Jardim)





4 - Folhas mais aromáticas

Nem pense em manter vivas as flores domanjericão – isso, se quiser consumir folhas cheirosas. As inflorescências roubam todo o aroma das folhas. Conselho: pode-as com freqüência.







 


  (Foto: Casa e Jardim)





5 - Cozinha experimental

Quando eleger as ervas e os temperos para a sua horta, aposte em algumas espécies diferentes. Além do sabor novo, seus pratos ganharão no visual. Uma salada com hortelã variegada (acima), cujas folhas mesclam mais de uma cor, vai dar o que falar.





 



6 - Luz dosada
Um local adequado para se ter uma horta proporciona, no mínimo, quatro horas de sol por dia às verduras e aos temperos. Embora a lavanda, o tomilho, o tomilho limão, o alecrim, o capim-limão e a citronela sejam mais resistentes ao vento, procure um lugar um tanto protegido para não comprometer o desenvolvimento de outras espécies.


  (Foto: Casa e Jardim)
  (Foto: Casa e Jardim)
7 - Drenagem fácil
Um vaso com boa drenagem exclui um dos problemas fatais para as ervas e os temperos: o apodrecimento da raiz.


  (Foto: Casa e Jardim)




8 - Poda drástica

A regra para ter ervas verdejantes é simples e boa de aplicar: quanto mais são consumidas, maior é o estímulo à produção de novas folhas. Se faltar fôlego para usá-las, vão murchar e secar. Nesse caso, opte por uma poda vigorosa, como a feita com esta hortelã (à dir.). Corte as folhas e aguarde. Logo despontarão novamente.




 


  (Foto: Casa e Jardim)
9 - Hortaliças protegidas
Desistiu de plantar couve porque as lagartas sempre chegam antes? Seduza-as com outro aperitivo. A capuchinha, planta encontrada nas encostas das montanhas e que produz flores comestíveis, costuma ser mais apreciada por larvas do que as hortaliças. A sugestão é alterná-las às verduras no canteiro.


10 - Solo caprichado
Acredite: 70% do sucesso da horta deve-se ao preparo do solo. Em canteiros, caixas ou vasos, a terra precisa ter uma adubação equilibrada. Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia. o canteiro não pode ter pedras e o solo deve estar bem fofo para que as pequenas raízes encontrem caminho livre para crescer.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

NOVAS FUNÇÕES DA GLÂNDULA PINEAL

Mensagem de Sananda, Melquisedeque e Hilarion
Canalizada por Elsa Farrus

A abertura da glândula pineal em muitos de vocês já é um fato.

Agora, com as frequências entrantes, ela se converterá em um receptor ativo de seu chakra causal, cujas funções aumentarão e se diversificarão não só como um transmissor concreto de informação, mas também como um gerador e distribuidor de realidades, as que vocês poderão acessar.



Ela é o seu filtro para a realidade multidimensional mostrando diversas realidades e planos de maneira simultânea.
Dita informação será diretamente unificada com o chakra do timo para que, sincronicamente, vocês possam sentir qual é o próximo passo de sua realidade e diversificação de maneira automática.

Amados, os mais jovens estão experimentando fortes contrastes nesse sentido, terão que conviver com a energia dos pais e sistemas que nada se parecem com as suas realidades nem essências.
Mas isso será por pouco tempo por causa das novas mudanças e aumento de vibração em Gaia.
As frequências de luz irradiadas são para apoiar parte do trabalho que vocês ainda vão fazer, para sustentar suas frequências na vibração cristalina.
Por isso, desde hoje, 19, até o 22 vocês sentirão fortes pressões no timo se ainda restam bloqueios, ou forte cansaço pela sobrecarga em seus corpos energéticos até que toda a energia entrante se distribua através deles.
Se realizarem limpezas energéticas com luz dourada nos chakras ou campo eletromagnético, isso ajudará vocês.
A energia entrante é mais física do que nunca, pois é um trânsito de integração dos corpos de luz no físico, e agora é tempo de adaptação.
Nisso a energia da glândula pineal é a mais relevante, não somente pelas endorfinas, mas também pela criação de filamentos de luz que reforçam os fios de sua medula espinhal, por isso estão em constante alerta de sonho e em sensações a nível de vértebras e articulações (como quando crescíamos de pequenos).
O elemental de Gaia está justo, ele necessita de sua colaboração, necessita de vocês para integrar as frequências de luz que irão aumentar nas próximas horas.
Toda visualização e cocriação será uma bênção para este passo...

Irmão, estamos muito felizes por suas escolhas que os ajudam a aprofundar cada vez mais em seu interior, a recordar sua essência nestes dias. 
Sabemos que com suas vidas atuais é uma grande mudança de consciência e é muito lindo ver como ocorre e poder aprender junto com vocês.
Não aceitem a realidade imposta.
Se algo é harmonioso, usem a energias, encham-no de luz rosa, branca ou verde, tanto faz para o bem maior, sejam cocriadores ativos, decretem e transformem as realidades de seu caminho, não as de outros e, pela vibração e ressonância, os outros recordarão.
Lembrem-se: trata-se de apoiar, não de transformar, de apoiar os pontos-chave de cada ser desperto, é a frequência necessária para que tudo ocorra; essa é a função dos pilares de luz: não lutar contra a maldade.

Por isso insistimos: amem, amem, e amem a cada ser em sua vibração.
 A existência do universo se forma de todos eles e todos irão e temos passado por todo tipo de consciência.
Por isso agora, com esta ativação da glândula pineal, aumentará ainda mais a compreensão de todas estas consciências.

Um forte abraço desde o Sol Central de Alcyon,
Sananda, Melquisedeque e Hilarion.

Obs.: Limpeza energética:
Pode ser qualquer meditação, na qual através da respiração e visualização, usemos a energia luz, desde aplicar Reiki aos chakras até respirar luz, que entra e enche todo nosso corpo ao inalar e exalar fumo cinzento (meditação da respiração luminosa).
Também a respiração profunda, visualizamos que entra um raio de luz dourada pelo prana, desde a coroa até a base e daí se expande a todos nosso corpo e nossa aura.
Aquela que cada um se sente mais próximo.

Tradução: Blog SINTESE http://blogsintese.blogspot.com/
Gratidão, Grãos do Blog Sintese !

Contribuição Cris Kauer


"A saúde é o espelho do que pensamos" - Deepak Chopra




O famoso médico indiano afirma que os pensamentos interferem na maneira como o organismo funciona e defende que o melhor caminho para uma vida saudável é saber ouvir o próprio corpo (por Monique Oliveira)

img.jpg
INTEGRAÇÃO
O endocrinologista é a favor da união entre os tratamentos
da medicina ocidental com as terapias orientais


Antes de perguntar ao médico o que fazer para viver mais e com melhor qualidade de vida, faça essa pergunta ao seu próprio corpo. Descobrir como ele se sente antes da tomada de decisões é um dos segredos para conseguir adotar hábitos saudáveis e chegar a um estado de perfeita saúde. Essa é uma das principais posições do médico indiano Deepak Chopra, 65 anos, autor de livros como “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” e “Conexão Saúde” e admirado por celebridades como a cantora Madonna e a apresentadora Oprah Winfrey.

img1.jpg
"Aparelhos de biofeedback dão uma medida do
quanto um pensamento pode determinar uma
resposta fisiológica e controlar uma doença"

O endocrinologista radicado nos Estados Unidos usa como base de seus tratamentos os princípios da medicina ayurvédica, criada há mais de cinco mil anos na Índia. Ela preconiza a prevenção das doenças por meio de uma sintonia entre o corpo e a mente que poderia ser obtida, por exemplo, com a prática da ioga e da meditação.

img2.jpg
"Um estudo mostrou que meditação e ioga podem
aumentar a quantidade de uma enzima associada
à proteção contra o envelhecimento precoce"

Em sua clínica na Califórnia, no entanto, o médico também se utiliza dos instrumentos da medicina ocidental quando acha necessário. É, por excelência, um defensor da medicina integrativa, uma corrente cada vez mais forte que prega a união entre os conhecimentos da medicina praticada no Ocidente com os recursos oferecidos por terapias como a acupuntura. “É preciso caminhar para uma integração de tratamentos”, defende. No sábado 26, Chopra é esperado para ser um dos principais palestrantes da primeira edição do Fórum da Saúde e Bem-Estar, evento organizado pelo Lide, Grupo de Líderes Empresariais, realizado em São Paulo. Antes de desembarcar no Brasil, o médico falou à ISTOÉ.

Istoé -
Embora o sr. tenha nascido na Índia, aprendeu a meditar em Boston, nos Estados Unidos. Também foi médico em tempo integral em um hospital de Massachusetts. Como foi sua transição da medicina convencional para a ayurvédica?

Deepak Chopra -
Por meio da meditação, percebi que havia muitos mecanismos que a medicina não explicava porque olhava na direção errada. Ela, às vezes de modo eficaz, se concentra em um estado de doença, e não de saúde. Mas cheguei à conclusão de que a experiência da Ayurveda é simples, integrada. É um caminho de volta para o pleno funcionamento biológico.

Istoé -
Mas seus princípios podem ser aplicados hoje, para o homem ocidental, com os mesmos efeitos?

Deepak Chopra -
Não só podem como estão sendo usados para isso. Os meus pacientes seguem as recomendações, são capazes de analisar a própria vida, ouvir o próprio corpo, controlar a hipertensão, a diabetes. Eles aprendem a prestar atenção no funcionamento do organismo. E hoje temos aparelhos de biofeedback que dão uma medida do quanto um pensamento e uma atitude podem determinar uma resposta fisiológica e controlar uma doença. Essa tecnologia comprova o que o corpo já sabia e que pode ser percebido em um estado de atenção.

Istoé -
De que maneira isso melhora a saúde?

Deepak Chopra -
A saúde é o espelho da nossa consciência, do que pensamos. Atualmente, estudos comprovam que pensamentos geram respostas fisiológicas correspondentes, que podem ser positivas ou negativas. Cada estado de humor fica impresso em nossas células. Mas temos a capacidade de controlar algumas reações do organismo por meio do domínio dos pensamentos.
 

Istoé -
Como fazer isso?

Deepak Chopra -
Pode-se voltar a atenção para si mesmo, pensar na qualidade dos relacionamentos, questionar o próprio corpo e relacionar o bem-estar com as escolhas diárias. Tudo isso não é feito de uma maneira estritamente racional, mas com o pensamento que passa pela intuição do organismo sobre o que é a saúde ou simplesmente nos perguntando se estamos bem ou não.
 

Istoé -
O que significa não pensar de uma maneira racional? O que é esse pensamento? Intuitivo?

Deepak Chopra -
É um processo que nos livra dos condicionamentos. É preciso alguma inocência para ouvir o corpo.

Istoé -
Uma técnica descrita em um dos seus livros para auxiliar a prática de uma vida saudável é justamente perguntar ao corpo, antes de uma tomada de decisão, se ele se sente confortável com aquela escolha. De que modo isso é benéfico? 

Deepak Chopra -
A resposta de conforto é uma medida do que nos é caro, do que nos é saudável, do que irá produzir uma sensação de bem-estar. Ela nos livra da dúvida, de um peso e nos coloca na direção da saúde.

Istoé -
Para o tratamento de muitas doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, os médicos frisam a importância de adotar hábitos mais saudáveis. Mas muitos não conseguem. O que poderia ajudá-los?

Deepak Chopra -
Posso dar alguns mecanismos: atenção, repetição, foco no presente e o entendimento de que o novo hábito a ser instaurado é bom. Quando ele se instaura, a consciência consegue encontrar um canal para se sentir bem. Sem o hábito, o corpo se esforça para atender a consciência e, numa mente voltada para o cigarro e o álcool, por exemplo, vai se flexibilizar ao máximo até chegar à exaustão, dando espaço a doenças. 

Istoé -
Qual a sua opinião sobre a medicina ocidental?

Deepak Chopra -
Há muitos tratamentos válidos que ajudam o corpo físico a combater uma enfermidade já instaurada, mas eles obtêm comprovadamente mais sucesso quando integrados a outras terapias. É preciso caminhar para uma integração de terapias. O problema é que algumas vezes a ciência do Ocidente se pauta em modelos reducionistas e a natureza não funciona dessa maneira. É preciso entender quando há outros mecanismos relacionados que, de algum modo, também podem intervir no processo de uma cura. É o que a medicina integrativa, na tentativa de unir essas terapias, está querendo mudar.

Istoé -
Pode citar exemplos de comprovação científica de bons resultados dessa integração?

Deepak Chopra -
Um estudo publicado na revista científica “The Lancet Oncology” mostrou que técnicas de meditação e ioga podem aumentar a quantidade de telomerase, enzima associada à proteção contra o envelhecimento precoce. Ela é responsável pelo aumento do comprimento dos telômeros, estruturas presentes nos extremos dos cromossomos cujo encurtamento está ligado ao envelhecimento e ao surgimento de males como o câncer. Em um outro extremo, uma pesquisa divulgada no “The New England Journal of Medicine” mostrou que a cirurgia de ponte de safena feita apenas como um recurso de prevenção em pacientes estáveis só conseguiu aumentar a expectativa de vida em 3% dos indivíduos que passaram pelo procedimento.

Istoé -
Qual seria o tratamento indicado para doenças crônicas?

Deepak Chopra -
Hoje, sabe-se que 95% dessas enfermidades são motivadas por fatores que envolvem um estresse sobre o organismo. A medicina ocidental é capaz de dar uma resposta positiva imediata para médicos e pacientes com drogas e tratamentos comprovadamente capazes de reduzir um tumor, por exemplo. Essa intervenção mais urgente é necessária em alguns casos, mas em outros ela é dispensável porque é preciso fazer uma análise mais profunda sobre as origens da doença e ter uma atitude de cura, de saúde, com alimentação adequada e bons relacionamentos.
 

Istoé -
No seu livro “Cura Quântica”, o sr. descreve o caso de uma paciente com câncer de mama que acabou curada submetendo-se à quimioterapia e às técnicas da medicina ayurvédica. E, embora o câncer dela tenha tido remissão, ela continuou com a quimioterapia. Por que isso aconteceu?

Deepak Chopra -
As pessoas tomam decisões baseadas naquilo que confiam, no que acreditam ser válido para a situação que enfrentam. É uma avaliação difícil. Eu faria uma análise diferente.

Istoé -
O sr. não teme que seus pacientes deixem de seguir os tratamentos convencionais, abandonando os remédios, por exemplo?

Deepak Chopra -
Não é essa a minha orientação. 

Istoé -
Em “As Leis Espirituais do Sucesso”, o sr. descreve a necessidade de não darmos importância aos resultados. Este seria o caminho para que eles, os resultados, de fato sejam obtidos. Pode explicar isso?

Deepak Chopra -
É o que chamo de lei do desprendimento. O desprendimento dá espaço para a fé enquanto o apego aos resultados abre caminho ao medo e à insegurança. Quando você se prende ao resultado, opta por um símbolo que limita a natureza. A ordem natural tem uma ação que vai muito além de variáveis usadas para quantificar o efeito de um tratamento, por exemplo. O desprendimento dá espaço para uma busca profunda pelo bem-estar. 

Istoé -
Hoje a medicina sabe sobre o peso das emoções na nossa saúde. Mas, de alguma maneira, não estamos conseguindo chegar a uma vida sem estresse. Onde estamos falhando?

Deepak Chopra -
É um caminho que cada um precisa trilhar, questionar de que modo algumas escolhas se refletem na saúde. Há pessoas conseguindo fazer isso com muito sucesso.

Istoé -
Para alguns de seus pacientes que sofrem de insônia, o sr. recomenda, como tratamento, permanecer acordado de 48 a 56 horas. Como isso funciona?

Deepak Chopra -

Essas pessoas estão em desequilíbrio biológico. Ficar em vigília por mais tempo comprovadamente renova o organismo e proporciona um recomeço.