Netuno completa sua primeira órbita ao redor do Sol desde 1846
No dia 20 de agosto, Netuno estará no mesmo lugar em que foi descoberto, marcando a sua primeira volta ao redor do Sol desde 1846 – mostrando que seu ano dura 164 anos terrestres.
A descoberta de Netuno tem uma história interessante. Urano foi descoberto em 1781 por Sir William Herschel. Nessa época, astrônomos perceberam que o movimento de Urano não era exatamente o esperado, então eles começaram a suspeitar que houvesse outro planeta que estivesse influenciando seu campo gravitacional.
Em 1840, dois matemáticos calcularam exatamente a localização de Netuno a partir do movimento de Urano, mas não encontraram nenhum astrônomo disposto a procurar pelo seu planeta.
Finalmente, o astrônomo alemão Johan Galle, em 1846, resolveu procurar o planeta e encontrou uma pequena mancha azul-esverdeada que, mais tarde, seria batizada de Netuno. Ironicamente, Galle não foi o primeiro a observar o planeta. Na década de 1610 Galileu Galilei observou Netuno duas vezes, mas imaginou se tratar de uma estrela e não de um planeta.
Por um século, Netuno foi considerado o planeta mais afastado do Sol, até que Plutão foi descoberto, em1930. Agora, como Plutão não é mais considerado um planeta, Netuno tem a “honra” de ser o último da fila novamente.
Por causa de sua distância, Netuno não consegue ser visto a olho nu, como seu vizinho Urano (que pode parecer uma estrela diminuta). Mesmo com um telescópio amador, você veria apenas uma pequena esfera verde-azulada, como descreveu Galle. [MSNBC]
Por Luciana Galastri (HYPERSCIENCE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário