quarta-feira, 27 de julho de 2011

Amor, paixão e ciúmes...



Viver um relacionamento saudável é um grande desafio. É preciso construir no dia-a-dia. Pois, relacionamento é parceira, amor e confiança.

Pessoas que utilizam frases do tipo: "o outro é o ar que respiro" expressam uma baixa-estima, dependência emocional, resultando em infelicidade. Expressões como: o apaixonado "derrete-se de amor" ou faz "loucuras de amor", na verdade, descaracteriza a pessoa, pois ela deixou de existir na sua forma original tal como Narciso. As loucuras das paixões estão associadas a comportamentos obsessivos.

Quem ama de maneira obsessiva, vive em função do outro, controla todos os passos, cria suposições imaginárias a respeito do parceiro. A pessoa passa a viver um inferno imaginário. Nunca poderemos controlar as pessoas, e nem sempre ela irão corresponder as nossas expectativas.
Na maioria das vezes, quando nos apaixonamos ficamos tal qual Narciso no espelho, pois como afirma o poeta "quando me apaixono estou me amando em você..." O apaixonado ama o reflexo de sua idealização. Descaracteriza-se...
Todos nós possuímos necessidade de amor e afeto. Amor é compartilhar, é respeito à individualidade. A idéia de uma pessoa suprir nossas carências é utopia. A felicidade é uma construção diária, aceitando e superando as dificuldades. O amor romântico, onde o outro representa a felicidade, nascida do romantismo não tem suporte para sustentar uma relação. Um relacionamento é diálogo, crescimento e negociações.

Carinho, afeto e sexo são fragmentos da manifestação da plenitude do amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário