terça-feira, 27 de novembro de 2012

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA XAMÂNICA




Os 12 passos para o despertar da consciência xamânica.

1. Percepção
Este é o momento que pela primeira vez, a pessoa percebe que a visão de estar no mundo é diferente da maioria das outras. Nem sempre isto se revela de modo óbvio: as vezes pode se sentir por passeios ao ar livre pelo mundo natural; você também vivenciar uma prática xamânica que estabelece em você uma série de sonhos, tradicionalmente os xamãs recebiam seu chamado durante uma crise de saúde e as vezes isto ocorre ainda hoje certos tipos de gripes deixam-no adoentado em estado de transe trazendo notáveis percepções. O chamado pode ainda ser revelado através de uma crise espiritual, emocional, traumas, até mesmo uma doença física.

2. Oposição
A partir do momento em que a pessoa começa a estudar e praticar xamanismo, perceberá uma certa oposição interior as novas disciplinas do xamanismo, não são tão simples quanto parecem a princípio e você pode as vezes se ver lutando para manter a sua motivação original, isso se deve em parte as várias pressões internas inerentes a esse estágio de seu treinamento, se sua psique ainda apresentar certos aspectos não solucionados o estudante e praticante de xamanismo deve procurar expurgá-las de si mesmo. No entanto se você persistir em praticar metódica e conscientemente alcançará no devido tempo o próximo estágio. A tentação agora e de desistir, porém, este é o momento de consolidar o que você já sabe mantendo o ritmo metódico de sua prática, meditando e embarcando em jornadas regulares.

3. Morte
Esse é tradicionalmente o momento em que o aprendiz ingressa no outro mundo através de um transe, doença ou em uma experiência de quase morte. Atualmente é mais comum que este estágio seja atingido através da percepção de quão fútil sua vida tem sido até agora. Assim você ‘’morre’’ em sua forma inferior e aceita a possibilidade de renascer e se transformar. Durante esse período, o xamã tem profundas visões, retorna a essa realidade mudado para sempre. No sistema xamânico esse renascimento é extremamente importante.

4. O Despertar
Tendo superado a oposição e os medos colocados pela consciência mundana durante os primeiros passos de seu treinamento, o aprendiz passa por um despertar da sua consciência espiritual e um florescer da sua realidade interior, este é um estágio de receptividade onde tudo parece novo e maravilhoso. É também um tempo onde se deve abraçar a visão recebida por sua alma e sua mente. Permita que as coisas fluam e a natureza seja seu principal mestre.

5. O Encontro
É nesse ponto que o aprendiz tem seu primeiro encontro consciente com sua realidade interior no mundo paralelo. No entanto, caso já tenha acessado a realidade alternativa, você perceberá que sua consciência se torna mais intensa quando sua potência é acessada. Isso ocorre entre os limites dessa realidade e a outra. O trabalho nesse estágio será afetado pela maneira que você se relaciona com os guias interiores que habitam essa outra realidade. É nesse ponto que os ancestrais podem se apresentar.

6. As Jornadas
A partir de agora, o aprendiz começa a se aproximar de uma compreensão da roda de cura e do universo. Ao mover-se pela roda, novas perspectivas e possibilidades futuras podem ser vislumbradas no horizonte. É também um período de observação e discernimento de experimentar o fluxo das estações: é o momento de recolher o conhecimento que depois lhe será útil.

7. Animal de poder
A primeira jornada tem por finalidade encontrar o animal de poder que será nosso companheiro nas jornadas daqui por diante. Nas próximas jornadas o aprendiz será acompanhado pelo animal de poder que atuara como guia e conselheiro e o ajudará a avaliar as experiências na outra realidade. Neste estágio o trabalho geralmente gira em torno das jornadas com o animal de poder, com quem aprenderemos a procurar, buscar, caçar e curar. O animal de poder nos guia pelos reinos desconhecidos e outras realidades com segurança.

8. O Xamã Interior
O aprendiz avança para conhecer seu xamã interior e a descoberta que esse mestre interior sempre esteve presente é quase sempre chocante. Essa percepção geralmente é fruto de estímulos do mundo interior, os quais possuem um forte efeito sobre o aprendiz apesar de normalmente surgirem sobre disfarces comuns. O xamã interior e geralmente serio e autoritário porque na tradição xamânica o mestre é um desafiador que estimula suas habilidades de superação.

9. O mundo espiritual.
Tendo o animal de poder e o xamã interior como guias e conselheiros o aprendiz agora viaja com mais confiança a outras realidades adquirindo um ou mais aliados o aprendizado dos símbolos, gestos e canções que formam a linguagem dos outros mundos. Seu uso eficaz e de fundamental importância em qualquer trabalho de cura o aprendiz provavelmente começará a criar e coletar mais itens para sua bolsa xamanica aprendendo a reconhecer os símbolos que lhe trazem mais poder. Esses objetos são como tesouros pessoais, símbolos dos dons e das habilidades individuais que você possui.

10. A Aceitação

A confiança que se adquire com a prática das jornadas ao mundo espiritual, vai ajuda-lo a acessar suas habilidades latentes e você começa a fazer uso do potencial que recebeu ao nascer. Este estágio representa o momento que o aprendiz recebe seu primeiro trabalho involuntário, o qual será, se tudo correr bem validado pelos poderes do mundo espiritual. Essa é geralmente uma experiência extraordinária, uma vez que as pessoas próximas começam a se valer de suas habilidades vendo-o como um meio de alcançar seus objetivos. Depois de um certo tempo em que você estiver praticando você começa a adquirir uma maior auto confiança em si mesmo e em suas habilidades apesar das duvidas iniciais.

11. Visão
O xamã agora experimenta a percepção visionária do divino em suas muitas formas, e interage com esses poderes. Este estágio aumenta as habilidades e dons que você possui. Nenhum xamã é igual ao outro, alguns tem o dom da cura, outros tem a habilidade da adivinhação, outros são bons em desfazer magias negativas, descobrir quais são as suas habilidades particulares e desenvolve-las e a tarefa de um novo estágio de sua caminhada.

12. A segunda percepção
Neste ponto chega ao fim essa parte da jornada espiral e o aprendiz sabe que isso é necessário mas se prepara para prosseguir rumo ao segundo ciclo, em que o aprendiz ira em busca de aperfeiçoamento em um nível mais elevado e avançado de seu treinamento.


Paciência, Pureza, Força e Sabedoria Companheiros de Jornada!

Contribuição Terapias Nativas 

2 comentários:

  1. Como o xamã atua como curandeiro? O que ele faz? onde ele trabalha? Obrigada pela postagem!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Livia,

    O Xamã utiliza-se dos seus conhecimentos ancestrais sobre a Mãe Natureza (as ervas, as flores, as raízes e as sementes) para a prática da cura.

    ResponderExcluir