segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

NOÇÕES DE CROMOTERAPIA E DECORAÇÃO




Veja o Significado de cada Cor:

- Verde normalmente é chamada de cor neutra. 
Dentro do feng shui ela está diretamente relacionada ao elemento madeira, por esta ligação o verde representa o desenvolvimento, o crescimento, a saúde e a natureza. Ele pode e deve ser usado em todos os ambientes da casa, tem esperança e satisfação como principais significados.
O verde é extremamente recomendado para ser usado em banheiros, pois eleva a energia.

- O branco também é uma cor neutra, pode ser usada em qualquer ambiente, ela potencializa as outras cores, representa a luz e esta ligada ao elemento metal. Quando usar ao ar livre, deve-se tomar cuidado para que o branco não seja excessivo, pois ele representa o infinito, a neutralidade dos sentimentos, e deixa nas pessoas a sensação de frieza, hostilidade, de irritação, impaciência, de vazio, pois pode acelerar a energia vital e causar muita ansiedade, por isso use detalhes coloridos como quadros, móveis.
Você pode usar a cor branca nas portas, nas janelas, em molduras, em paredes e tetos, para tornar ambientes pequenos em mais amplos, e também para destacar sobre tons coloridos para quebrar a frieza do branco.


- Laranja é a cor da juventude, do intelecto, do mental, da força e da confiança. Ela aplicada em pequenas doses estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação. Em compensação, o excesso da cor provoca conversas demais, as brincadeiras fora de hora, e o aumento do apetite, além de provocar rebeldia. Pode-se aplicar o laranja em quartos, mas somente na parede atrás da cama, a cor esta associada aquelas pessoas que não se preocupam com as convenções sociais.

- O azul é a coloração que transmite equilíbrio, tranquilidade e paz. É a cor que representa o profundo das águas, influenciando as pessoas para meditação, ao sono excessivo, diminui a frequência cardíaca, e também a pressão arterial. Precisa-se tomar cuidado com o excesso da cor azul, uma vez que pode despertar, ou incentivar a angústia, o sono e a tristeza para algumas pessoas, e para outras estimula a sabedoria, a prosperidade, e o trabalho, neste caso se pode utilizar os tons de azul escuro.
Você pode pintar quartos, sala de estudo, salas, bibliotecas em tons de azul, assim você terá um espaço que germina a meditação.

- A cor amarela corresponde ao poder, a riqueza, é a cor que estimula a concentração, a integração e a comunicação. 
Esta cor vai acelerar a energia, vai promover à alegria, o intelecto, a espontaneidade, também abre o apetite. 
Pode-se usar a cor amarela no escritório, em salas de estudos, porém seu excesso provoca pensamentos acelerados e confusos, além de muitas conversas. 
Deve-se evitar o amarelo no quarto e também no banheiro.

- O
Cinza é símbolo do equilíbrio, é a cor que corresponde a solução de conflitos, é harmoniosa, marcante que estimula a amizade, transmite confiança, mas pode gerar sentimentos negativos.

- O
roxo exprime espiritualidade, a intuição, além de sugerir o equilíbrio. Ele é a cor da fortuna, da sorte, do poder e da riqueza, ainda tem efeito sobre a mente (tranquiliza, acalma), o roxo agrega a compaixão com as boas ações, essa cor inspira afeição, respeito, a competência, o prestigio, a dignidade.

- O vermelho é a cor da paixão, da força, da ação e do sentimento, ela exprime a vitalidade, ergue a autoestima, o vermelho representa a violência, o orgulho, à agressividade. O vermelho é chamada de cor quente, por isso é estimulante, ela promove a confiança em si mesmo, desperta a elegância, a conquista, incita o domínio dos relacionamentos afetivos, do sucesso, do desenvolvimento.
O vermelho pode ser utilizado na sala de jantar para estimular o apetite, quando usado no quarto do casal remete à paixão e ao erotismo, quando utilizado em excesso estimula a agressividade.

- O rosa é a cor da beleza, do romance e da felicidade. 
Exprime sensualidade e as boas intenções, além de realçar a beleza da mulher, o companheirismo,
qualquer ambiente fica bem com essa cor.

- O preto representa a sabedoria, o intelectual, à conexão espiritual. O preto simboliza o mistério, o silêncio, é a cor do poder, da sobriedade, de tristeza e de angústia. 
Evite o excesso!


- Pêssego ou Salmão: Por ser muito similar à cor da pele, pode induzir à uma sensualidade em excesso e de forma errada, além de parecer leviano
. É recomendado a não utilização em quartos, principalmente nos de casal.

- O Marrom simboliza a profundidade, lembra a passagem do tempo, evoca estabilidade e a segurança. 
Pode ser elegante, sóbrio.
Excelente cor de base, se usada com acessórios coloridos, pois pode agir como um estabilizador. 
Abusar da cor marrom tanto nas roupas, como na decoração pode significar ser obstinadamente trabalhador, monótono e inerte. Tente combinações que alegrem o marrom.



Curta: Terapias Holísticas
Atendimentos com Florais de Bach (consultas presenciais ou a distância), Cromoterapia e Reflexologia.
Terapeuta: Mellina Farias Baccarin
E-mail: mellina.farias@gmail.com

Um comentário:

  1. realmente muito interessante, muitas dicas legais e inspiradoras
    um artigo que complementa http://www.dicasdesentupidoras.com/cromoterapia-na-decoracao

    ResponderExcluir