terça-feira, 30 de junho de 2015

GIRASSOL: A Flor que Brinda a Vida



 



O Girassol é uma belíssima e alegre flor que traz harmonia, paz e felicidade a qualquer ambiente. De cores amareladas, fortes e vibrantes traz em suas pétalas entrelaçadas e bem unidas e em seu enigmático e escuro miolo um aspecto exuberante e jovial, ou seja, um diferencial, que flor alguma é capaz de transmitir.

Olhe para um Girassol e duvido muito que você não sinta uma enorme vontade de sorrir, ou seja, totalmente inundado por uma onda de alegria.

Flor originária do continente americano, especificamente da América Central seu nome científico traduz de forma clara e majestosa toda sua altivez e realeza, Helianthus annus que tem seu significado literal como “Flor do Sol” é uma flor onde tudo é aproveitado de forma satisfatória. Fazendo uma pequena comparação a outro reino da natureza o Girassol seria a “vaca” do mundo animal por conta da utilidade de todas as suas partes.

Suas sementes, caules e folhas além da extrema beleza que possuem são utilizados com frequência como remédios, óleos, bálsamos e chás homeopáticos. Suas sementes, atualmente no Brasil estão também sendo manipuladas para fabricação de um novo combustível mais barato e biodegradável.

O Girassol não é uma flor comum, todavia seu plantio e cultivo ocorrem de maneira tranquila sendo muito fácil manter uma plantação dessas flores em seu jardim, sítio e quintal. Não é uma planta tóxica e não ficou conhecida pelo olor que exala, mas pelo seu formato singular muito exótico, elegante e de lindíssima floração, o tamanho de seu anguloso caule pode chegar a medir quase 3 (três) metros de altura. O Girassol é usado como um dos símbolos de renascimento da Páscoa dos judeus e cristãos.

Grande parte das flores denominadas Girassol apresenta uma tonalidade amarela com um miolo castanho quase preto, todavia existem algumas espécies de tons em laranja, avermelhadas, e as maiores novidades no mercado floricultor no que diz respeito a essa magnífica flor, são os raríssimos Girassóis de pétalas listradas, de miolo esverdeado e amarelo. Há flores de Girassol que não contêm o miolo central e no lugar dele aparecem pétalas. Alguns tipos são desprovidos do disco central sendo totalmente cobertos por pétalas.

Pessoas que presenteiam com flores de Girassol, ou a usam em seus vasos, buquês e arranjos florais, são pessoas fortes, decididas e que tem dentro de si uma alegria pela vida, que renasce como o   Girassol e brilha todos os dias.

Presentear uma pessoa com um buquê de flores, um vaso até mesmo uma única flor de Girassol é levar a alguém de forma alegre, amiga e simpática um recado subliminar, que como um ciclo, tudo na vida se transforma e que nem todo caminho percorrido é árduo, pois no meio desse caminho você poderá encontrar Girassóis que são como amigos sorrindo e iluminando seu destino. Sorria e faça alguém sorrir todos os dias, presenteie com Girassóis que são as flores intituladas as “Flores da Alegria”.



Colaboração Laura Bertolino

Nenhum comentário:

Postar um comentário