segunda-feira, 22 de março de 2010

LONGE DOS OLHOS E BEM PERTO DO CORAÇÃO




Relações a distância podem nos ajudar a desvendar quem realmente somos


Você tem um amigo distante com quem você troca emails e cartas? Qual é o grau de profundidade da amizade entre vocês? Você tem consciência de como toca muito mais fácil em assuntos delicados quando está se comunicando com esse amigo?


Nutrimos laços profundos de amizades que dão apoio e celebram os bons momentos de nossas vidas. Sem essas amizades, acredito que a vida seria muito sem graça. Porque percebo como esses vínculos ocupam um espaço importante para falarmos do que realmente sentimos e até mesmo para desvendar quem realmente somos.


Quem nunca ouviu histórias de pessoas que se conheceram pela Internet, se apaixonaram e se casaram? Será que a distância não facilita uma abertura maior para que o outro nos conheça de verdade?"Será que a distância não facilita uma abertura maior para que o outro nos conheça de verdade?" Para que nós sejamos mais sinceros e românticos e não liguemos apenas à presença física do outro? Será que a distância não favorece a nossa consciência sobre como o outro é importante em nossa vida e nos permite sentir saudade com maior intensidade?


Atualmente conhecer pessoas está muito associado a relacionamentos instantâneos, que se constroem numa noite e podem terminar no dia seguinte. Já nos relacionamentos a distância, quando sentem que há uma sintonia entre elas, as pessoas costumam nutrir com maior zelo a relação.Sem receita pronta


É verdade que pessoas tímidas sentem-se mais confortáveis ao se abrir para o outro através da tela do computador. Mas eu percebo que esta é uma regra que vale para todo mundo, porque nos sentimos mais soltos e espontâneos ao digitar uma frase e trocar confidências online.


Há quem duvide que possa existir um laço afetivo entre pessoas que só se conhecem através de um computador. Mas somos capazes, sim, de interagir de uma maneira diferente dos olhos nos olhos. Você já se permitiu viver isso? Conhece alguém que tem um relacionamento a distância? O que você acha que uma relação assim teria a acrescentar em sua vida?


O que diz sim e não em nós para entrarmos numa relação a distância é justamente os limites que acreditamos que existem. São eles que nos permitem ou não viver algo novo que pode trazer alegrias para nós, pode nos fazer descobrir que nem tudo o que vivemos precisa seguir uma receitinha para dar certo. Para vivenciarmos uma relação como esta, é importante justamente deixar o nosso poder de amplitude se expandir e deixar nosso coração e mente mergulharem nas possibilidades de novas amizades e amores distantes. E quem sabe ter um dia a presença deles ao nosso lado...


Bruna Rafaele - Mestre em Estudo da Linguagem, dá consultas

Nenhum comentário:

Postar um comentário