quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CORES E ARRANJOS PARA O NATAL

Saiba quais as plantas que melhor combinam
com a decoração da sua casa no mês do Papai Noel


A poinsétia, ou bico-de-papagaio, é uma das plantas mais utilizadas na decoração natalina


O último mês do ano é marcado por guirlandas dando boas-vindas, árvores que brilham e enfeites de todos os tipos com muito vermelho, branco, verde e dourado. As plantas e os arranjos também não podem faltar, afinal eles dão ainda mais alegria e vida aos ambientes. Mas quais as melhores opções? Em meio a tantas alternativas fica difícil escolher as espécies ideais. Siga algumas dicas e facilite a vida nessa época de festas e muita correria.


O bico-de-papagaio (também chamado de poinsétia) e o pinheiro são itens que não podem faltar na decoração. “As plantas ficam ótimas em volta da árvore ou em cachepôs espalhados pela casa”, diz o florista Agostinho Steffens, da Jardins da Aldeia.

Ainda que mais populares, eles não são os únicos. A lista de alternativas é extensa. Para quem apostou em uma ambientação tradicional, a dica é eleger exemplares vermelhos. “Não há como errar com rosas, gérberas, cravos e antúrios misturados com o verde das folhagens, como a da tuia”, afirma a florista Sara Peres. O dourado também não pode faltar. “Represente o tom com o amarelo do lírio ou da orquídea chuva-de-ouro”, comenta a florista Corina Wai.


Mas se a idéia é optar por uma decoração mais clássica, as flores brancas são excelentes sugestões para iluminar a composição. “Opte pelo lisianto, a orquídea-borboleta ou, novamente, a rosa, o lírio e a gérbera”, sugere.


Aqueles que preferem fugir do convencional têm outras opções. “Valorize o tropical, afinal estamos no verão. Helicônias e bromélias formam arranjos lindos”, recomenda Corina. Segundo ela, ainda é possível usar tons de violeta para dar maior destaque ao arranjo. O gladíolo é um bom exemplo.



Inove com a cor da estação: gérberas em tom coral

Seja qual for a sua escolha, muito cuidado na hora da seleção. “A espécie não deve ter aroma forte para não interferir na comida, nem incomodar as visitas”, recomenda Corina.


Depois de selecionar os exemplares que irão colorir a casa, é imprescindível tomar alguns cuidados básicos para mantê-los saudáveis até a chegada da noite de Natal. “Compre as flores alguns dias antes e peça ajuda ao vendedor, ele pode te orientar a escolher as flores mais fechadas e frescas”, ensina.


Lembre-se que as dimensões de cada uma devem ser levadas em conta. “Se for um arranjo para a mesa, não as deixe muito altas para não interferir no olhar e no bate-papo entre os convidados”, alerta Corina. Como o Natal é o momento de reunir as pessoas, a florista indica composições em forma de círculo, pois significam união.


O posicionamento também é importante. “Para garantir maior durabilidade coloque em lugar fresco, sem incidência direta de raios solares e fora do alcance do ar-condicionado”, indica Sara. Se a noite da ceia estiver muito quente, acrescente água bem gelada ou, se possível, cubos de gelo. “As flores vão ficar mais frescas e vistosas”, diz Corina.


No caso de espécies plantadas, isso inclui a árvore de Natal, as recomendações são diferentes. “Como elas necessitam de luminosidade, é preciso colocá-las próximas da janela. Luzes artificiais não resolvem o problema”, afirma Steffens. De acordo com ele, a rega periódica também é necessária. É preciso manter o substrato úmido, mas sem encharcar.




Economize sem perder o charme
Uma maneira de poupar nessa época é fugir do vermelho, pois o preço das flores de corte com esse tom sobe. “Para quem busca economia, o melhor é optar pelo branco. Deixe o vermelho por conta dos acessórios, como cestas e laços”, sugere Sara. Outra boa alternativa são os calanchôes (flor-da-fortuna) e o amarílis, de flores exuberantes, disponíveis em várias cores.


Alessandro Guimarães, especial para o site do IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário