domingo, 11 de março de 2012

MUSICOTERAPIA E A ESPIRITUALIDADE - 1ªparte




 Os Mestres Ascensos e a Musicoterapia

Os Mestres Ascensos inicialmente se revelaram através do Movimento Teosófico, na Rússia em 1875, por intermédio de Helena Blavatsky. Na década de 1930, nos Estados Unidos, Saint Germain*, através dos mensageiros Guy e Edna Ballard, iniciou o Movimento “I Am” com a publicação dos livros Mistérios Desvelados, A Presença Mágica, Discursos do “EU SOU”*e outros, hoje publicados pela Ponte Para a Liberdade.
Em 1958, Mark Prophet, em Washington, fundou a Summit Lighthouse, uma organização filosófica com o propósito de publicar e divulgar as mensagens que recebia diretamente dos Mestres, denominados ditados. Mark era um mensageiro da Grande Fraternidade Branca e submeteu-se a um treinamento especial para exercer esta função.
Ao falecer, em 1973 foi substituído por Elizabeth Prophet, sua esposa. Mark e Elizabeth publicaram mais de 80 livros com os ensinamentos dos Mestres Ascensos. A escritora best-seller já esteve três vezes no Brasil fazendo palestras e lançando livros.
O som, e a música são temas constantes nos Ensinamentos, onde mais de quinhentos ditados falam sobre estes. O estudo a seguir é baseado nestes ensinamentos.

A MÚSICA DAS ESFERAS



O som, a Palavra, é o princípio de tudo, o próprio poder para a criação e a dissolução de mundos, e a música é a arte e ciência de combinar os sons.
A música das Esferas* e as notas-chave são melodias que já existiam no Cosmo antes mesmo que esta humanidade estivesse encarnada e que tendem a levar o ouvinte a uma sintonia com regiões elevadas de Luz, auxiliando na elevação de nossa consciência e de nossos pensamentos.

Elas são originárias das Esferas ou de Planos elevados, onde habitam os Mestres Ascensos e Seres de Luz*, e nos auxiliam a trazer estas energias até nosso nível físico. Assim, elas servem como uma ponte entre nosso nível físico e o nível espiritual, facilitando esta comunhão.

O plano espiritual, na sua grandiosidade, trouxe à Terra alguns compositores com percepção sutil, devidamente autorizados pela Fraternidade Branca*, muitos originários de Vênus e mundos elevados para captarem estas melodias e trazê-las ao plano físico, para produzirem sutilmente uma mudança nos padrões desarmônicos vigentes.

SERAPHIS BEY (6 p.32,) nos diz:

“Deste oceano de Luz, os Mestres extraem a preciosa melodia que Eles concentram no Templo da Música sob a orientação dos Seres Angélicos; depois Eles, os Mestres
juntamente com as Legiões Celestiais, a reforçam com sua própria energia de vida,
dirigindo-a a determinados compositores na Terra, que são qualificados para receber maior assistência e inspiração. Os Mestres também enviam esta Luz aos artistas (...) já que há séculos vem se dedicando à música”.
Assim, vemos que os Mestres recomendam para nossa evolução espiritual o contato com as músicas das esferas, que tem o poder de modificar, silenciosamente, os aspectos negativos que podemos trazer conosco, melhorando nossos pensamentos e hábitos, conforme diz Saint Germain nas Pérolas de Sabedoria, vol.13, n.8,1970 :
“Eu alerto a todos que procuram ser verdadeiramente alquimistas do espírito a procurar as músicas clássicas dos maiores compositores do mundo, de Beethoven, Bach, Chopin, Haydn, Handel, Wagner, Liszt, Mozart, Mendelssohn, Mahler, e muitos outros que tem sido autorizados pela Fraternidade Branca para trazer a música das esferas”.
(O mestre das artes é Paulo Veneziano*, do raio rosa, e mestre Hilarion* do raio verde. O mestre Kuthumi*, em seu retiro espiritual no Tibet, possui um órgão com um som sagrado, produzido por esse instrumento, permitindo que as almas saiam do plano astral e sejam recebidas nos retiros etéricos da Fraternidade.)

O QUE SÃO AS NOTAS-CHAVE

Dentre as músicas das Esferas algumas destas são as chamadas notas-chave (do inglês key-notes). Cada Mestre Ascenso, Arcanjo ou Ser Cósmico tem características do raio* ao qual pertencem, incluindo uma cor, virtudes etc, e uma música clássica que o identifica, traz sua sintonia e a lembrança deste Mestre.
A maioria dos Mestres Ascensos conhecidos possui a sua nota-chave e a audição destas musicas pode nos auxiliar na sintonia com estes seres de luz invocando sua Presença* sobre nós.
As notas-chave são, portanto, músicas que atuam como códigos em níveis sutis atuando beneficamente em nós.
Os Mestres “prestam ajuda quando “entramos” em sintonia, através de músicas que têm em sua composição as Notas-Chave dos Mestres, Chamas e Templos”. (Djwal Kuhl,*7, p. 61)
Ao ouvirmos estas músicas e tendo conhecimento dos ensinamentos revelados, as associamos com a Presença do Mestre correspondente, trazendo, então, uma parte de seu corpo causal* até nós. Isso pode nos auxiliar de várias maneiras, pois estando envolvidos por sua Presença podemos obter uma harmonização de nosso corpo, uma maior sintonia com o Alto e uma elevação de nossa consciência.

Sanat Kumara*, diz nas Pérolas de Sabedoria*, Vol. 42, 5/1999
“Prometo-vos: se garantirdes a orquestração.. da minha nota-chave, a música
Finlândia, e se a tocares todas as manhãs, ser-vos-à transferido através daquela música um campo de força intenso da minha consciência cósmica da Vitória...”
As notas-chave, para produzirem um maior efeito, devem ser ouvidas com freqüência. Ao ouvirmos, podemos fazer um chamado para sermos envolvidos pelo corpo causal daquele Mestre.
A experiência de cada um será diferente. Quanto mais nos aprofundarmos no estudo das obras dos Mestres, mais estaremos em sintonia e sendo banhados pela luz que eles irradiam.

OS GRANDES COMPOSITORES E A MUSICA DAS ESFERAS


Há 250 anos nascia um dos maiores compositores de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart, que compôs aproximadamente 626 peças, das quais Laudate Dominum é recomendada pelos Mestres para a meditação na Chama da Paz . Ele foi uma das almas enviadas por Deus para trazer a música das esferas . Sanat Kumara, num ditado de 1988 disse que podemos ver Mozart como um dos servos
criativos que trouxeram a música divina de Deus.
Se Mozart foi fenomenal, Beethoven foi supremo. Nada menos do que 16 Pérolas de Sabedoria citam-no, ou as suas músicas. O Arcanjo Miguel disse que as nove sinfonias de Beethoven têm o poder de transmutar curar e proteger a vida, além de neutralizarem a música dissonante e a destruição por ela produzida.

É incrível a força que certas composições suas possuem. O Deus da Música, Cyclopea, disse que ele foi um dos mensageiros do som. Suas nove sinfonias são uma meditação nos Elohim e nas Iniciações na Senda; a 5º sinfonia é a nota-chave do Elohim Hércules, a 6º simfonia é a nota-chave de Shamballa, Retiro de Gautama Buda, o 3º mov. Da 9º sinfonia é uma meditação na chama da pureza; a “Ode à
Alegria”(9º sinf. ) é a nota-chave do próprio Senhor do Mundo; o 3º mov. Da abertura “Leonore” é uma meditação nas energias de Alfa e Ômega; a “Sinfonia da Vitória” é a nota-chave de Vitória, além de outras.

O Amado Arcanjo Miguel diz : É nas nove sinfonias de Beethoven que encontrareis o poder do trêsvezes-três para neutralizar a batida do rock . A música de Beethoven quando continuamente tocada possui um momentum de propagação . Ela forma uma matriz de luz, um ritmo e um som que contrapõem aquilo que é discordante nos mesmos níveis de taxa vibratória e freqüência na Terra.
(Perolas de Sab. Vol 25 nº 28, 11 julho 1982)
Além de Beethoven e Mozart, muitos outros são recomendados pelos Mestres Ascensos, conforme lista das notas-chave em anexo.

AS NOTAS-CHAVE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A MATÉRIA

No Japão, o cientista Dr. Masaru Emoto realizou uma experiência com o efeito da música sobre a água.
Submeteu essa água ao som de músicas clássicas (notas-chave Pastoral de Beethoven e Ária de Bach) deixando-a algum tempo próxima ao alto falante. Em seguida, ela foi congelada e observada com um potente microscópio. Foi constatado, então, que as moléculas da água se agruparam em forma de
mandalas uniformes, em figuras muito harmônicas e belas,de formato duradouro. Outra parcela dessa água teve contato com orações e mantras e também apresentou formas harmônicas semelhantes, e muito belas.
Nesta mesma experiência a água foi, então, colocada próxima ao som da música rock . Suas moléculas se apresentaram em formas desarmônicas e disformes, aparentando algo muito feio.
A partir dessa experiência, pode-se concluir, então, que a água, bem como outras substâncias que nos rodeiam, nosso ambiente, nossa casa etc, fazem algum tipo de registro das impressões às quais são submetidas e demonstram isso no âmago de seus átomos e moléculas, podendo ser favoráveis ou não e acarretando este sentimento àqueles que têm contato com esta substância.
Eis porque devemos impregnar tudo que nos rodeia com bons pensamentos, boas energias, pois há uma espécie de memória também nos elementos inanimados.

Pode-se deduzir, com base nessa experiência, que também a água contida em nosso corpo sofre influência das vibrações, dos pensamentos e da música que ouvimos. Assim sendo, as notas-chave agem como uma “massagem de som” sobre o nosso organismo, composto de aproximadamente 70% de água que receberá suas boas vibrações.

OS EFEITOS DAS NOTAS-CHAVE NOS AMBIENTE

No local de trabalho é comum a escuta de rádios ou Cd's com músicas excitantes e agressivas que prejudicam a concentração, deixando o ambiente tenso, propenso a desatenção, e com baixo rendimento dos trabalhadores.
Estudos realizados pelo Centro de Pesquisas e Aplicações Psicomusicais da França comprovaram o grande efeito benéfico que algumas músicas clássicas produziam como fundos musicais nos ambientes de trabalho.
Verificou-se que em certas fábricas, a produtividade aumentou quando passaram a escutar músicas clássicas no trabalho. “estas peças podem ser tocadas seguidamente em escritórios, lares tumultuados, fábricas, bancos, etc.
Os resultados têm se revelado notáveis. Também já se comprovou que, aplicadas em casas comerciais de grande porte, além de criarem uma atmosfera harmoniosa entre os funcionários, levam os clientes a realizarem suas compras com maior tranquilidade” (*8)

Em experiência realizadas com vacas leiteiras, constatou-se que algumas vacas produziram mais leite com a escuta de músicas clássicas.
Enfim, podemos ver que as notas-chave podem ser utilizadas para harmonização dos lares e de qualquer outro ambiente, onde pouco a pouco sua atuação sutil vai auxiliando na eliminação da discórdia e da agitação das pessoas deste local. Para isto é necessário a escuta regular destas melodias, e dentro do possível, explicando para as pessoas do porquê da escuta destas músicas.
Porém nem todas as músicas clássicas são apropriadas para esta finalidade. Muitas músicas clássicas também podem ser consideradas agressivas, agitadas, e produzirem um efeito negativo ao ouvinte.
Assim, pela escuta das notas-chave em nossos ambientes estaremos tornando estes locais mais calmos e produtivos, além de estarmos atraindo bênçãos dos Mestres sobre as pessoas que ali convivem. Além das notas-chave, existem as músicas recomendadas para a escuta, não especificas de algum Mestre ou Raio, mas que também produzem um benefício ao ouvinte.
Todas as músicas clássicas
calmas e inspiradoras, geralmente dos mesmos compositores das notas-chave são músicas recomendadas para a escuta.
As notas-chave são também recomendadas para a preparação do ambiente que antecede encontros, grupos de estudos, reuniões, palestras, ou músicas de fundo para estes eventos, pois, além de fazerem uma limpeza energética do ambiente, favorecem a atração da energia dos Mestres para os participantes, e consequentemente trarão melhores resultados no referido encontro.
Podemos comprovar o efeito da música sobre os ambientes verificando os locais onde os concertos de músicas clássicas são efetuados: teatros, igrejas, salas de concertos – todos locais de aura elevada e que atraem também pessoas de maior nível espiritual e cultural.
Algumas pessoas mais sensíveis revelam terem sentido a presença de seres angélicos sobre os concertos de músicas clássicas, e muitos espectadores têm sentimentos de êxtase e elevação durante estes concertos.
Partindo do princípio que os semelhantes se atraem, podemos deduzir que a escuta regular de músicas clássicas, especialmente as notas-chave podem produzir mudanças nas pessoas e nos ambientes em que são tocadas, atraindo uma maior sintonia com pensamentos, energias, e seres de Luz.

AS NOTAS-CHAVE E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS JOVENS E CRIANÇAS

“As palavras podem mentir, mas somente a música não consegue nos enganar”. (Confúcio)
A reação da escuta de notas-chave sobre pessoas não familiarizadas com estudos místicos em geral, ou sobre pessoas que estejam passando por algum desequilíbrio é quase sempre a rejeição.
Isto é mais visível entre os jovens, habituados às vibrações pesadas dos ritmos desarmônicos. Isso ocorre porque estas músicas favorecem uma elevação imediata de nossos pensamentos e de nossa consciência, e suas ondas sonoras se chocam com as energias desqualificadas em que podem estar envolvidas estas pessoas, resultando numa espécie de atrito interior.
São estas mesmas energias desqualificadas que produzem a desarmonia no lar, as discussões, a rebeldia e os egos aflorados. Todas estas situações são “alimentadas” pelos estímulos das músicas contemporâneas, especialmente sobre grande parte dos jovens, manipulados pelos padrões ditados pela mídia. As notas-chave têm o poder de combater isto, através de sua escuta constante, que vai restabelecer a
harmonia nos jovens e nos lares em que é escutada, despertando em cada um a essência perfeita de sua origem Divina.

Estas músicas têm o poder de resgatar nos ouvintes o gosto pelo belo, pela arte clássica, pelo que faz bem aos sentidos, pelo que eleva o ser. Ao escutarmos estas músicas podemos imaginar as centenas de músicos que tiveram sua vida inteira
dedicada ao estudo daquele instrumento musical e vem doar naquele instante toda sua habilidade para criar aquela linha melódica, que juntamente com todos os outros músicos da orquestra farão soar aquela sinfonia como uma prece para nossos ouvidos.
Isto é arte, é elevação, é riqueza, é um presente que Deus nos deixa para refinar e aprimorar nossos sentidos e enriquecer a jornada de nosso espírito eterno.
Estas músicas também trazem grandes benefícios às gestantes, pois auxiliarão no bom desenvolvimento da gestação trazendo serenidade e paz tanto à mãe como à criança. Igualmente serão benéficas para as crianças que vão recebendo as boas energias e se habituando pelo gosto refinado da música clássica.

Em pesquisa realizada por médicos pediatras (matéria exibida na GloboNews,6/7/07 18:00h) algumas gestantes escutavam músicas rock ao fazerem a ecografia em 3D. Os seus bebês então faziam gestos de desconforto ou franziam a testa. Após isso, passaram a colocar músicas clássicas, entre elas algumas notas-chave, e os bebês por sua vez, mostraram-se tranquilos e com expressão de sorriso.
Após o nascimento destes bebês, o mesmo tipo de música que os agradou na gestação, trazia efeitos benéficos com sua escuta, induzindo-os à tranquilidade e bem-estar.
Na Finlândia as crianças desde os 6 anos de idade já são habituadas a ouvirem músicas clássicas. Portanto devemos estimular nossos jovens e crianças a criarem o gosto pela música clássica, que também os conduzirão para o aprendizado dos ensinamentos dos Mestres.
Pela lei da atração, semelhantes atraem semelhantes, ou seja, a escuta e o gosto por músicas de elevado padrão atraem igualmente situações positivas como boas amizades, bons ambientes e boas oportunidades.
Desta forma, as pessoas que criam esta sintonia elevada tendem a repelir situações fora deste padrão,
como ambientes onde existam músicas nocivas, más amizades e más influências. Quantos benefícios os nossos jovens estão perdendo pelo desconhecimento deste assunto?
Vejamos as palavras de Paulo Veneziano*:“..na construção dos padrões intrínsecos da alma e da consciência, não há nada que possa substituir a arte clássica e a música clássica da mais alta ordem.”

BENEFÍCIOS EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS DAS NOTAS-CHAVE

“..onde está vosso tesouro, ali também está vosso coração” (Jesus-mc 11)
No aspecto psicológico e emocional a escuta da música dos Mestres também pode amenizar ou eliminar os efeitos nocivos que o stress, ruídos e músicas dissonantes podem deixar em nossa mente. Até mesmo sentimentos de angústia, depressão, e similares podem ser auxiliados pela escuta regular destas musicas, devido ao fato que os instrumentos de orquestra exercem um benéfico efeito sobre nossos mente e chakras, conforme descrito no item doze.
Ora, estas músicas foram originalmente compostas para dezenas de instrumentos e músicos, cada qual contribuindo para a sensação de harmonia e beleza. Estas vibrações são recebidas por nós como uma massagem sônica em todos os níveis de nossa consciência. Imagine também que estas músicas foram trazidas de dimensões elevadas, dos Templos Etéricos e locais de muita luz, pelos compositores que as captaram. Pela sua escuta também estamos atraindo a energia destas dimensões de luz para nosso plano físico.
Partindo do princípio que a luz expulsa as trevas, estas músicas, que preenchem nossa mente com harmonia, tendem então a repulsar os pensamentos negativos que desenvolvemos. Então, distante da negatividade tendemos a ter uma elevação de nossa consciência e uma maior sintonia com o Alto.
As entidades e energias negativas do plano astral* têm dificuldade em atuar nas pessoas que tem a sua consciência e pensamentos elevados. Assim, eles fogem de ambientes onde estejam tocando notas-chave e músicas harmoniosas que contrastam com suas energias negativas. Assim, podemos constatar que temos nas músicas clássicas também um meio de evitar a aproximação de seres negativos do plano astral em nossos ambientes, podendo ser usada para prevenção ou para
uma verdadeira limpeza das energias desqualificadas.
Vejamos o que diz a Amada Kuan Yin* nas Pérolas de Sabedoria, vol. 31, n. 46, 1988:
“Assim, pela música e som você tem o melhor meio para receber as mais altas vibrações de Deus. É
para esse fim é que foi deixada a música clássica. Ela também o sela das influências do plano astral...”

OS EFEITOS BENÉFICOS INTENSIFICADOS PELA VISUALIZAÇÃO

“Tudo que disserdes e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará, lhe será feito”
Ao longo deste estudo falamos dos efeitos benéficos que a música clássica, especialmente o que as notas-chave podem proporcionar aos ouvintes. Não há, no entanto, qualquer garantia que esses efeitos positivos venham a ocorrer com o ouvinte, pois isso é uma experiência pessoal sujeita às condições de cada um como: o prévio aprendizado, o estado emocional, e mesmo de merecimento. A não obtenção imediata dos resultados pode indicar que devemos, através da persistência e aprofundamento, adquirir as condições necessárias para recebermos tais benefícios.
Essas músicas, de linguagem universal, se propõem a contribuir como mais um meio de despertar nas pessoas o interesse pelos Mestres Ascensos, e, posteriormente, a buscarem um aprofundamento neste estudo.
O aspirante espiritual chega a um momento em sua vida em que deve optar por deixar velhos padrões, hábitos, e dogmas, para dar lugar ao novo, abrindo espaço para que os Mestres de Luz possam ajudálo.
Isso pode ser obtido através da leitura das obras sugeridas abaixo, e buscando fortalecimento através de grupos de estudos e de práticas.

Também é necessário buscar hábitos saudáveis como a alimentação natural, o abandono de vícios, um controle sobre as palavras e pensamentos negativos, a busca por boas companhias e objetivos espirituais elevados. A música, então, terá um papel importante como auxiliar neste processo de transição para uma sintonia mais refinada com aquilo que irá elevar a sua consciência.
Para maximizar os efeitos benéficos da música temos que aprender a visualizar. Isso é obtido através da prática e da repetição.
Deus criou tudo no universo antecedido pela imaginação, pela visualização e por fim concretizado com o poder do Verbo. Nós, como criadores do universo que nos cerca, devemos imitar a Deus e também utilizar esta lei universal para atingir o que desejamos, tanto no campo espiritual como material.

Os compositores antes de captarem as músicas as imaginaram, as ouviram tão vivamente em seu interior como se já existissem, e seu trabalho foi escrevê-las num papel transferindo-as para a matéria.
Assim, se você consegue imaginar e visualizar que determinado efeito benéfico está se produzindo em você pelo auxílio da música clássica, dos decretos* ou da meditação, então, este benefício está de fato sendo produzido em você.
Você estará liberando o subconsciente para que aceite isto e assim criará maiores condições para receber todas as bênçãos dos Mestres, além da paz e da elevação que as músicas se propõem a trazer.
O contrário também é verdadeiro, e se ouvimos uma música questionando se é verdade ou não que ela o ajudará a elevar seu pensamento, você provavelmente não vai auferir qualquer benefício desta escuta e possivelmente as irá julgar conforme a sua experiência inócua.
Nosso amado Mestre Jesus nos diz: “Tudo que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-loeis”(Marcos 11:24)

Assim, vamos utilizar o poder da “Palavra Falada”* para inundar o nosso mundo com as bênçãos da prosperidade, da abundância financeira, da boa saúde, da harmonia, e de todas as graças que desejamos, tendo a música como um meio de contribuir para a sintonia com os Mestres e com todas as situações de luz e graça que desejamos alcançar.

(CONTINUA)

3 comentários:

  1. Feliz por ter curtido e retornado, Regis, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Gratidao pela informação...por "coincidência" estava ouvindo Beethoven e decidi pesquisar alguma ligação espiritual e me maravilhei com o que li que cheguei a chorar sem nem saber porque...kkkkkk
    Gratidao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esplêndido, querida, parabéns, houve profunda sintonia !
      Grata por seu retorno. Feliz 2016

      Excluir