quarta-feira, 25 de abril de 2012




Os Quatro Elementos
 

E disse o mestre:

— Seja terra - a terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo.

— Seja água - a água limpa a si mesma, e limpa tudo aquilo que toca. Seja água em torrente.

— Seja fogo - o fogo faz a madeira podre transformar-se em luz e calor. Seja o fogo que queima e purifica.

— Seja vento - o vento espalha as sementes sobre a terra, faz o fogo arder com mais brilho, empurra as nuvens
para que a água caia sobre todos os homens.

Se você tiver a paciência da terra, a pureza da água, a força do fogo, e a justiça do vento, você está livre.


 Autor desconhecido

sábado, 21 de abril de 2012

SABEDORIA BUDISTA


UM CONTO BUDISTA


Diz uma lenda que um monge, próximo da idade para se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova.

Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos.
As bolhas em seus pés já sangravam causando-lhe imensa dor. Por causa disso ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei – foi a resposta.

Há sempre um jeito mais fácil de levar a vida e os problemas que ela oferece. Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento e o como você lida com eles é você quem determina.

O como você “carrega os feijões” fazem toda a diferença. Veja o que está incomodando em sua vida e mude a forma de lidar.

"Somente quando está suficientemente escuro, 

você consegue ver as estrelas."

SIMPLIFIQUE A SUA VIDA!


quarta-feira, 18 de abril de 2012

OS GIRASSÓIS E NÓS - Pe. Fábio de Melo

 Eles são submissos. Mas não há sofrimento nesta submissão. A sabedoria vegetal os conduz a uma forma de seguimento surpreendente. Fidelidade incondicional que os determina no mundo, mas sem escravizá-los.
A lógica é simples. Não há conflito naquele que está no lugar certo, fazendo o que deveria. É regra da vida que não passa pela força do argumento, nem tampouco no aprendizado dos livros. É força natural que conduz o caule, ordenando e determinando que a rosa realize o giro, toda vez que mudar a direção do Regente.
Estão mergulhados numa forma de saber milenar, regra que a criação fez questão de deixar na memória da espécie. Eles não podem sobreviver sem a força que os ilumina. Por isso, estão entregues aos intermitentes e místicos movimentos de procura. Eles giram e querem o sol. Eles são girassóis.
Deles me aproximo. Penso no meu destino de ser humano. Penso no quanto eu também sou necessitado de voltar-me para uma força regente, absoluta, determinante. Preciso de Deus. Se para Ele não me volto corro o risco de me desprender de minha possibilidade de ser feliz. É Nele que meu sentido está todo contido. Ele resguarda o infinito de tudo o que ainda posso ser. Descubro maravilhado. Mas no finito que me envolve posso descobrir o desafio de antecipar no tempo, o que Nele já está realizado.
Então intuo. Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos.
Eu Dele me recebo, assim como o girassol se recebe do sol, porque não pode sobreviver sem sua luz. A flor condensa, ainda que de forma limitada, porque é criatura, o todo de sua natureza que o sol potencializa.
O mesmo é comigo. O mesmo é com você. Deus é nosso sol, e nós não poderíamos chegar a ser quem somos, em essência, se Nele não colocarmos a direção dos nossos olhos.
Cada vez que o nosso olhar se desvia de sua regência, incorremos no risco de fazer ser o nosso sol, o que na verdade não passa de luz artificial.
Substituição desastrosa que chamamos de idolatria. Uma força humana colocada no lugar de Deus.
A vida é o lugar da Revelação divina. É na força da história que descobrimos os rastros do Sagrado. Não há nenhum problema em descobrir nas realidades humanas algumas escadarias que possam nos ajudar a chegar ao céu. Mas não podemos pensar que a escadaria é o lugar definitivo de nossa busca. Parar os nossos olhos no humano que nos fala sobre Deus é o mesmo que distribuir fragmentos de pólvora pelos cômodos de nossa morada. Um risco que não podemos correr.
Tudo o que é humano é frágil, temporário, limitado. Não é ele que pode nos salvar. Ele é apenas um condutor. É depois dele que podemos encontrar o que verdadeiramente importa. Ele, o fundamento de tudo o que nos faz ser o que somos. Ele, o Criador de toda realidade. Deus trino, onipotente, fonte de toda luz.
Sejamos como os girassóis...
Uma coisa é certa. Nós estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.
Sejamos afeitos a este movimento místico, natural. Não prenda os seus olhos no oposto de sua felicidade. Não queira o engano dos artifícios que insistem em distrair a nossa percepção. Não podemos substituir o essencial pelo acidental. É a nossa realização que está em jogo.
Girassol só pode ser feliz se para o Sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras.
Eles já sabem, mas nós precisamos aprender.
 fabiodemelo.com.br - © 2003/2012 - todos os direitos reservados
contribuição Cris Kauer

domingo, 15 de abril de 2012

MENSAGEM DOS ANJOS - O MEDO



Meus queridos, nós os amamos muito.
Quando o medo os domina, vocês podem optar por voltar a sua atenção para a verdade do amor de Deus. O medo foi projetado para ser uma reação biológica a uma situação ameaçadora – que criaria luta ou fuga. O medo foi projetado para ser um estado de ser momentâneo, transitório, acionado somente em situações extremas. Entretanto, o medo se tornou em vez disto, uma força na raça humana que os possui, que pretende protegê-los, e que na realidade os mantêm trancados nas algemas da tão chamada segurança, quando na realidade o seu espírito deseja se libertar desta escravidão!

O medo faz com que acreditem que vocês não devem assumir riscos, quando o seu coração lhes dá uma clara orientação para fazer isto. O medo faz com que vocês silenciem a sua verdade, quando na realidade o seu coração anseia por se expressar. O medo faz com que se protejam além da razão, quando na realidade o seu coração sabe quando é o bastante. O medo bloqueia o movimento e o fluxo de Deus para vocês, em vocês e através de vocês.

O medo, nesta qualidade, é um falso ídolo. O amor de Deus é a única verdade? A qual vocês irão adorar?

Quando o medo os domina, seja ele grande ou pequeno, perguntem-se: “Quais são as reais circunstâncias agora? Estou agora sob ataque? A minha vida está agora em perigo? A minha vida irá agora se arruinar?” O medo na raça humana, tornou-se uma doença que projeta futuros possíveis, e muda a maneira como agem agora. Vocês temem que alguém fique chateado, assim ficam em silêncio. Mas agora o seu coração diz: “Comunique-se! Expresse-se com amor. Não mantenha a sua verdade dentro de vocês.” “Mas e se as pessoas não gostarem do que eu tenho a dizer?” vocês perguntam. Nós responderíamos que o amor os conduzirá aos seus lugares certos. Se todos fossem honestos, todos iriam acabar em seus círculos perfeitos.

O medo lhes diz que o seu dinheiro será esgotado, antes que se aposentem. E, entretanto, qual é a verdade agora, neste momento, queridos? Vocês têm o suficiente agora. E se vocês existirem em um espaço de amor, de gratidão e de confiança, então vocês sempre serão guiados a ter o suficiente no futuro. Se existirem com medo, vocês tomam decisões que não vêm do amor de Deus e então criam as suas proverbiais confusões. Na realidade, existir com amor lhes permite a maior orientação em cada momento de suas vidas.

E assim quando o medo os atingir e não puderem se libertar desta energia, sentem-se, respirem, orem e recebam. Peçam a Deus para remover o medo de vocês. Respirem lenta e profundamente. Observem os fatos. Orem pedindo orientação no momento – orientação que venha somente e sempre do amor.

Deus os abençoe! Nós os amamos muito.
 Os Anjos

Canalização de Ann Albers
© 2011 Ann Albers - www.VisionsOfHeaven.com  
Tradução: Regina Drumond Chichorro – reginamadrumond@yahoo.com.br
Contribuição Cris Kauer

domingo, 8 de abril de 2012

A ENERGIA DA NATUREZA DENTRO DE CASA


TRATANDO DOS SEUS AMBIENTES



Manjericão


Tem um efeito estimulante e revitalizador. É uma planta associada à riqueza, e, segundo a técnica chinesa de Feng Shui, tê-la plantada em vasos ou em arranjos florais favorece a prosperidade.


Tomilho


Com um cheiro muito agradável (o seu nome deriva da palavra graga “thymia”, que significa perfume), o Tomilho afugenta a melancolia, faz com que o relacionamento com os seus amigos, colegas de trabalho e oportunidades para viajar sejam favorecidos.


Manjerona


Os noivos gregos da antiguidade usavam coroas de manjerona durante o casamento, sendo esta erva ainda hoje associada à felicidade conjugal. Acredita-se ser afrodisíaca e relaxante, favorecendo um sono tranquilo. A sua fragrância suave e calmante aquece e reconforta, tendo uma acção benéfica sobre o sistema nervoso.


Salsa


A “erva da juventude” é mais que um tempero. O seu cheiro afasta energias negativas e há quem acredite que tem o poder de regular o ciclo menstrual. Ponha salsa dentro de taças de água a ferver e coloque nos locais que deseja perfumar.


Louro


Dotadas de qualidades relaxantes, as folhas de louro, devem estar longe das plantas com espinhos para evitar problemas efectivos. Uma jarra com esta erva exala um perfume suave que atrai também o êxito.


Hortelã


Indispensável em casa com ambientes conflituosos, pois ajuda a dissipar a raiva e a controlar atitudes precipitadas. Tenha hortelã em vasos ou arranjos florais ou mergulhe-a no seu banho de imersão.


Alecrim


É a erva da felicidade e do amor. As “bruxas” da Idade Média queimavam alecrim para espantar os espíritos maus, e purificar pessoas e lugares. Bruxedos à parte, cultive-o em vasos grandes, bem expostos ao sol.

De: Portal Vida Consciente
contribuição Felomenia Pinho