segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

HUMILDADE - Cenyra Pinto


Humildade é simplicidade, é naturalidade.


Muitos interpretam humildade como pusilanimidade ou frouxidão de caráter. Os que assim pensam estão muito longe da verdade.


Ser humilde não é ser covarde, não é se aviltar nem rastejar.


É apenas ser simples.


Certas pessoas, para atestar a sua humildade, se dizem insignificantes, esquecidas de que esse sentimento depressivo a seu próprio respeito entorpece e anula qualquer atividade sua. A sugestão é algo importante na nossa vida, e aquele que se deprecia, vai-se convencendo da sua incapacidade, perdendo, assim, o estímulo para qualquer investimento.


Se a própria pessoa se desvaloriza, se amesquinha diante dos outros, como esperar que alguém lhe dê qualquer incumbência de responsabilidade?


"A justiça começa em casa", diz um sábio refrão.


Ninguém é insignificante; todos têm seu valor.


Cada um deve procurá-lo dentro de si e fazê-lo viver.


A parábola do óbolo da viúva, por exemplo, nos mostra o valor da ação sincera, embora aparentemente insignificante.


Ela ofereceu o que possuía e o fez com amor.


Segundo o Mestre, não seremos julgados, no tribunal divino, pelo número de talentos que nos foi confiado, mas pela fidelidade na sua aplicação.


A tragédia mais pungente é a do talento que se perde por força de uso. E deixa de ser usado pela carência de esforço, de uma vontade resoluta.


Ser humilde é proceder como a viúva da parábola: fazer aquilo que estiver ao nosso alcance, o melhor que pudermos, com todo o nosso amor, para que o talento que nos foi confiado se multiplique.


Saibamos que da contribuição fiel de cada um de nós é que a evolução segue a sua trajetória. Contribuição consciente e perseverante.


Pode-se ser humilde e austero ao mesmo tempo, pois a humildade não nos compele a deixarmos as coisas erradas ao nosso lado, sem ajudarmos com a energia que se fizer necessária para consertar esses erros.


A humildade é ativa e vigilante porque conhece a sua missão.


Humildade, pois, é ausência total de vaidade e desligamento das coisas transitórias da Terra; é libertação integral.


(Do livro “Vem...” de Cenyra Pinto).

Um comentário:

  1. Elizabeth,

    Que lindo seu espaço! Que mensagem bela...

    Abraços fraterno de muita luz

    WWW.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir