domingo, 21 de fevereiro de 2010

OSHO - Uma história sobre Lao Tzu.


Ele foi ás montanhas com os seus discípulos, e lá havia uma floresta onde todas as árvores estavam sendo cortadas. Milhares de pessoas estavam cortando as árvores e toda a floresta estava sendo distruída. Mas havia uma grande árvore, tão grande que mil pessoas poderiam sentar-se sob sua sombra. Sua folhagem era muito grande e ela era uma árvore imensa! Eles nunca tinham visto uma árvore assim, e ninguém a estava cortando!


Lao Tzu disse a seus discípulos:


- Vão lá e pergutem.... Eles distruíram toda a floresta, e por que não cortaram aquela árvore?


E os discúpulos foram e indagaram ás pessoas, que responderam:
- Esta árvore é inútil! Primeiro, sua madeira é tal que não se pode fazer nada a partir dela - nenhum móvel pode ser feito dela. Em segundo lugar, sua madeira é tal que não se pode usá-la como lenha - ela cria uma fumaça muito densa e desagradável a ponto que as pessoas começarem a lacrimejar. E suas folhas são tão amargas que nenhum animal as come. É uma árvore inútil! Por isso não foi cortada.


Quando eles voltaram, Lao Tzu riu e disse:
- Vejam! Eu sempre lhes ensinei o uso da inutilidade! vejam a beleza desta árvore - ela está salva porque é inútil. Lao Tzu disse a seus discípulos: - Se vocês quiserem se salvar, sejam inúteis como esta árvore e viverão muito em sua folhagem será enorme.


...Esta também é minha própria experiência: permaneça em seu âmago mais profundo. O uso está somente na superfície.


Sim, a gente precisa fazer algo para o sustento, para ter uma moradia, para ter alimento. Deve-se fazer algo, tudo bem, mas não pense que isso é sua vida. A sua subsistência não é sua vida. E o padrão de vida não é o padrão de viver. O padrão de vida vem da inutilidade, através de atividades úteis, e um padrão de viver surge das atividades inúteis como musica, poesia, pintura, meditação, amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário