terça-feira, 26 de janeiro de 2010

EM 2010... "DES" ACOMODE - Elis Venturini


Para tornar-se competitivo no mercado de trabalho, é imprescindível que o conhecimento seja uma de suas "armas". Por isso, é cada vez mais comum nos depararmos com altos executivos que voltaram a estudar em busca de aperfeiçoamento e especialização - assim como profissionais que enfrentam concorridos vestibulares para se arriscarem em uma nova profissão.


Mas, nem só de conhecimentos acadêmicos vive o mercado de trabalho. Existem outros ítens que auxiliam na formação do profissional e não podem ser esquecidos. Para iniciar esta análise, partimos do pressuposto que no mundo organizacional existem dois tipos de profissionais: os "acomodados" e os que "querem mais".


Os acomodados são conhecidos como “funcionário relógio”: entra e sai no horário, faz aquilo para que é pago, não buscam qualificação (normalmente ficam na mesma função por 10 anos ou mais) e espera que alguém o reconheça um dia. Para aqueles que se encaixam neste aspecto: Cuidado! Você não é mais competitivo.


Já aqueles que querem mais se importam com a qualidade do serviço, se envolvem nas questões da empresa, e não espera ser reconhecido: mostra resultados. Estes normalmente são destaque e rapidamente “roubados” pela concorrência. Se manter-se com foco nos objetivos, tem grandes chances de ascensão profissional. É para os que querem mais que escrevo hoje algumas dicas.


Nunca subestime seu network – O fato de manter bom relacionamento nas mais diversas áreas faz com que você perceba novas oportunidades e que outras pessoas lembrem de você quando houver uma vaga.


Diversifique sua experiência – Antes de tentar ser gerente ou supervisor, conheça (ao menos basicamente) os setores envolvidos. Você precisa conhecer para tomar decisões corretas.


Planeje o seu crescimento – Como começar? Identifique as áreas em que você se destaca e valorize-as! Busque novidades sobre o setor que trabalha (através de cursos online, jornais/revistas, graduação/MBA/pós ou ainda estudando línguas).


• Dedicação é fundamental – Como você se enquadra nos profissionais que querem mais, eu entendo que isso já é praticado diariamente. Não digo para fazer dezenas de horas-extra e sim, fazer mais em menos tempo. Não é apenas mostrar um bom serviço. Uma pessoa que está constantemente bem informada, atualizada com o mercado e bem disposta é sempre melhor vista.


Não tenha medo de se expor – Veja como oportunidade para ampliar a rede de relacionamentos. Ela é muito importante! Se você não mostrar as suas conquistas para seus superiores, eles não irão lhe dar o devido valor. Se você também não mostrar o interesse por uma vaga num posto acima do seu, será mais difícil de consegui-lo.


• Cumpra o que você prometeu - Seja realista quanto aos prazos. Nunca diga que vai fazer num prazo que fique em dúvida. Se não for possível entregar no prazo, seja sincero: diga que não é possível mas que vai tentar.


Crescer exige muita dedicação e planejamento, mas não é impossível.


Elis Venturini
comunicacao@mvconsultoria.com.br
http://www.mvconsultoria.com.br/

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