domingo, 20 de junho de 2010

AROMATERAPIA



Arte e ciência do uso de óleos essenciais de plantas em tratamentos auxiliares para a mente, as emoções, o corpo e a casa.


Abaixo segue um breve guia de referência das funções de cada óleo essencial, porém o ideal é consultar livros sobre o assunto, disponíveis em livraria, ou recorrer a um aromaterapeuta.


Óleos Essenciais:


ALECRIM 10
Rosmarinus officinalis
Usos Gerais: Pressão baixa, Tosses, Exaustão, Vias respiratórias, Revigorante, Drenagem linfática, Memória, Anti depressivo.
Descongestiona a face, traz conforto refrescante limpo e animador. Relaxa ombros e pescoço. Combinar c/ Basilicão, Lavanda, Menta, Lemongrass.


BASILICÃO
Ocimun basilicum
Usos Gerais: Debilidade, Perda do olfato.
A sensação doce e leve deste óleo, acalma e nos remete ao universo doce e bondoso da natureza. Combinar c/ Bergamota, Geranio, Salvia, Lavanda, Lemongrass.


BERGAMOTA
Citrus bergamia
Usos Gerais: Tensão, Stress, Ansiedade, Irritabilidade.
Aroma doce, verde e "frutal". Cria uma atmosfera alegre e descontraída. Combinar c/ Junipero, Geranio, Lavanda, Alecrim.


CAMOMILA
Anthemis nobilis
Usos Gerais: Calmante, Ansiedade, TPM, Medo e Dor de cabeça.
Aroma nobre na aromaterapia. Ideal para pessoas estressadas, preocupadas. Reequilibrador emocional.


CANELA
Cinnamomum zeylanic
Usos Gerais: Estimulante, Antisséptico, Resfriados.
Aroma morno, penetrante e quase doce. Combate cheiro de cigarro. Limpa e alivia o ambiente. Próprio para ambientes comerciais. Combinar com Cravo, Eucalipto, Limão e Laranja.


CEDRO
Cedrus atlântica
Usos Gerais: Ansiedade, Dispersão, Insegurança e Agitação.
Traz os aspectos positivos da masculinidade (proteção, força e segurança), seu cheiro"amadeirado" e seco remete à paisagens bíblicas, onde a fé e a meditação religava os homens de maneira própria a Deus. Combinar com Bergamota, Alecrim, Junipero, Sândalo.


CITRONELA
Cymbopogon Nardus
Usos Gerais: Repelente, Antiséptico, Desodorante.
Utilizados em acampamentos, praias e pescarias. Combinar com Limão, Lemongrass e Laranja.


CRAVO
Syzygium aromaticum
Usos Gerais: Repelente, Antiséptico, Anestésico, Resfriados e Otimismo.
Aroma picante e próprio. No Brasil está estigmatizado pelos consultórios odontológicos e pela culinária, porém o apreciador atento poderá usufruir de agradáveis e sutis sensações. Combinar com Bergamota, Lavanda e Laranja.


FONTE: www.minuto.poetico.nom.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário