sexta-feira, 25 de junho de 2010

FENÔMENOS ESTRANHOS...

Aconteceu de você estar pensando em alguém e, subitamente, a mesma pessoa ligar para seu celular? Confira fenômenos que deixam até os cientistas mais céticos de cabelo em pé e sem palavras. Confira:



1 – A conexão entre mente e corpo
Só agora alguns cientistas começam a entender melhor a forma com que a mente pode influenciar o corpo. O efeito placebo é um ótimo exemplo. Você toma um remédio que não passa de uma pílula de farinha, por exemplo, e sente que sua dor de cabeça está passando, simplesmente por achar que tomou alguma substância química que faria efeito. A capacidade do corpo de “se curar” é, ainda, um grande mistério.


2 – Poderes psíquicos e percepção extra-sensorial
Poderes psíquicos e percepção extra-sensorial (ou PES) estão nessa lista porque não é apenas uma ou duas pessoas que acreditam nisso, mas há ocorrências no mundo todo. Talvez o Padre Quevedo não concorde, mas muitas pessoas acreditam que a intuição é um poder psíquico que permite que alguém acesse conhecimentos “fora do alcance” para pessoas normais. Os resultados até agora com experimentos que tentaram provar a existência desses poderes foram desanimadores, mas há quem diga que, na presença de cientistas e de outros céticos, esses poderes diminuem. Se for assim, jamais poderemos provar sua existência.


3 – Experiências de quase-morte e vida após a morte
Como vamos provar que existe algo até a morte se ninguém que “vai” consegue “voltar”? Há pessoas que dizem ter passado por isso – por experiências de quase-morte. Os relatos dessas pessoas incluem desde túneis de luz até conversas com outros falecidos enquanto, elas mesmas, passavam por problemas de saúde no mundo físico (paradas cardíacas e outras complicações do gênero). Mas ninguém ainda trouxe alguma informação ou prova incontestável de que “esteve do outro lado”. Céticos acreditam que essas experiências podem ser facilmente explicadas por alucinações ou traumas no cérebro que uma pessoa que está quase morrendo teria. No entanto, eles também não conseguem provar sua teoria


4 – OVNIs
Não há dúvidas que óvnis existem. Mas espere, antes de mudar de site acreditando que somos alguma espécie de seita que acredita em extraterrestres sem provas, deixe-nos explicar que a sigla Ovni significa Objeto Voador Não Identificado, como você deve ter aprendido em algum filme de ficção. O que quer dizer que um Ovni pode ser um cometa, um avião que foi visto de relance, um balão e por aí vai. Se eles são, ou não, naves alienígenas é outra história. Mesmo assim, há muitas histórias de pessoas que presenciaram a aparição de supostos aliens que podem ser consideradas plausíveis – como Roswell, caso em que toda uma comunidade diz ter presenciado ocorrências estranhas. Aqui no Brasil podemos citar o ET de Varginha. Mas, sem provas, elas jamais serão confirmadas.


5 – Deja vu
Você acha que já leu esse artigo alguma outra vez? Lembra de estar sentado na frente de seu computador exatamente da mesma forma, enquanto se surpreendia com os fenômenos aqui relatados? Isso não está acontecendo porque nosso artigo foi publicado duas vezes, mas você pode estar tendo um Deja vu – uma experiência de que o momento que você está vivendo agora já aconteceu. Isso não é raro e acontece para a maior parte das pessoas. Você pode entrar em um prédio em uma cidade em que nunca esteve e sentir-se familiarizada com o ambiente. Mas se você nunca esteve na cidade, porque isso acontece? Algumas pessoas atribuem os Deja vu a experiências de premonição ou então a flashbacks que teríamos de nossas vidas passadas. A psicologia pode oferecer explicações mais científicas, mas não consegue provar definitivamente a fonte e a causa desse fenômeno.


6 – Fantasmas
Espíritos dos mortos aparecem muito em todas as culturas do mundo, seja em casas mal-assombradas, aterrorizando os vivos, ou então espíritos bons, que trariam mensagens positivas através de médiuns. A prova da existência dos fantasmas ainda não foi encontrada, apesar de várias testemunhas e fotos, muitas vezes, nos deixarem com a pulga atrás da orelha.


7 – Desaparecimentos misteriosos



Pessoas podem desaparecer por vários motivos: fuga, seqüestro, morte…mas, eventualmente, as pessoas (ou, nos piores casos, seus corpos) são encontrados. No entanto, muita gente consegue desaparecer da face da Terra sem deixar rastro nenhum. Veja a piloto americana Amelia Eerheart, ou a princesa russa Anastácia Romanov? E os aviões e barcos do Triângulo das Bermudas?


8 – Intuição
Você pode chamar de sexto sentido, mas todos nós nos encontramos frente a situações que nos despertam um sentimento que só pode ser explicado como “intuição”. Não estamos falando de palpites que, normalmente, estão errados – se todo o palpite estivesse certo, nós não teríamos apenas um campeão na Copa do Mundo e todos já teríamos acertado os números da Mega Sena. Mas algumas vezes, temos um sentimento que nos diz que alguma coisa vai acontecer e acontece de estarmos certos. Psicólogos acreditam que nosso subconsciente capta informações do nosso ambiente e deduz, sem que estejamos cientes disso, que algo pode acontecer. Temos aquele sentimento, mas não sabemos de onde aquela idéia veio. Casos de intuição são difíceis de serem provados ou testados – porque, normalmente, percebemos que tivemos uma intuição após o fato ter ocorrido. Só então pensamos “eu sabia que isso ia acontecer” – mas, nesse ponto, nenhuma tomografia mostra alguma atividade diferente no cérebro.


9 – O pé-grande e o chupa-cabras




Não necessariamente essas duas figuras emblemáticas, mas monstros que aparecem não para uma, mas para várias pessoas. Seria uma ilusão coletiva? Se todos os chupa-cabras que foram vistos nos últimos anos realmente existissem, teríamos uma verdadeira população desses animais e alguma evidência mais clara de sua existência (um corpo de um exemplar, por exemplo) já teria sido encontrada. Mesmo assim, não é possível dizer que eles não existem. Vai que eles têm uma sociedade cooperativa e recolhem as evidências de sua existência. É como o caso do Monstro do Lago Ness. Pessoas dizem que o viram, mas não há provas de que ele exista – então não dá para dizer que ele existe e nem que ele não existe. Pelo menos por enquanto.


10 – O murmúrio de Taos
Alguns moradores e visitantes da cidade de Taos, no México, dizem ter ouvido um murmúrio baixo, que vêm com o vento do deserto. Apenas 2% das pessoas naturais da cidade diz ter ouvido o barulho – alguns suspeitam que a cidade tenha uma acústica estranha, ou que o barulho seja fruto de histeria. Outros acreditam que é algo mais sinistro – mas não sabem dizer exatamente o que. Alguns o descrevem como um murmúrio, outros como um zumbido, mas se a origem do som é natural ou psicológica, ninguém ainda conseguiu provar.

[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário