quinta-feira, 10 de junho de 2010

COMER OU NÃO ANTES DO EXERCÍCIO FÍSICO?


Peter Hespel X Alexis Chiang Colvin

Fazer exercício de estômago vazio pode ser uma boa ideia afinal. Apesar de muitos atletas comerem antes do treino, cientistas dizem que a solução para se livrar de gordura é pular o lanche. Vários estudos sugerem que fazer exercício enquanto seu corpo está com pouca comida pode ser uma boa maneira de cortar o excesso de gordura. Em um estudo recente, pesquisadores europeus descobriram que ciclistas que treinam sem comer queimam significativamente mais gordura do que seus colegas que comem.

Músculos geralmente obtêm sua energia dos carboidratos, que é por isso que atletas como Lance Armstrong e Michael Phelps mandam ver enormes quantidades de alimento antes de um treino. Porém, se você não comeu antes do exercício, seu corpo não tem muitos carboidratos na reserva. Isso o obriga a queimar gordura em vez de carboidrato, de acordo com cientistas.


“Quando você se exercita (em jejum), a adrenalina está alta e sua insulina, baixa”, explica Peter Hespel, professor de fisiologia do exercício pela Universidade de Leuven, na Bélgica. “Essa relação é favorável para os seus músculos para quebrar mais ácidos graxos”.


Em um estudo publicado em abril, pesquisadores da Universidade de Birmingham designaram sete pessoas a um pedalar três dias por semana, seguido de uma sessão mais intensa de exercícios uma hora mais tarde, sem comer. Outras sete pessoas fizeram a mesma coisa, mas sem a instrução de jejuar. Embora os membros do grupo em jejum tenham tido um pior desempenho no treinamento intensivo, eles queimaram uma proporção maior de gordura do que o grupo que comeu. Os resultados foram publicados na revista da Faculdade Americana de Medicina Esportiva.


Apesar de Hespel e seus colegas terem estudado principalmente os efeitos do exercício sem comer em pessoas jovens e saudáveis, ele acha que o método poderia também ajudar as pessoas com problemas como o diabetes. Como o exercício em jejum produz músculos que são melhores para absorver a glicose – o que é importante para prevenir diabetes – Hespel acredita que a estratégia também ajuda os diabéticos a controlar seus níveis de insulina.


Outros especialistas, entretanto, são mais céticos e alertam que as pessoas não devem se exercitar sem ter ingerido pelo menos um pequeno lanche antes. “Eu acho que é realmente uma idéia muito ruim”, diz Alexis Chiang Colvin, especialista em medicina esportiva do Hospital Mount Sinai em Nova York, que já trabalhou com futebol americano e de equipes de hóquei. “Se o açúcar no seu sangue estiver baixo, você pode acabar ficando tonto e incapaz de realizar o exercício”, acredita. Ela também alerta que a estratégia pode tornar as pessoas mais propensas a lesões e que a alimentação é importante para que o corpo tenha nutrientes suficientes para se recuperar de uma sessão de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário